Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Opportunity não responde desde junho e começa a preocupar a NASA

Por| 13 de Agosto de 2018 às 20h40

Link copiado!

Rover Opportunity não responde desde junho e começa a preocupar a NASA
Rover Opportunity não responde desde junho e começa a preocupar a NASA
Tudo sobre NASA

O rover Opportunity enviado pela NASA para coletar informações sobre o solo marciano pode ter deixado de funcionar. O veículo que segue há anos no planeta está parado desde meados de junho por conta de uma intensa tempestade de areia.

O ponto é que o rover é movido a energia solar e, por conta da tempestade, não consegue mais coletar os raios do Sol para alimentar suas baterias. O fenômeno começou em maio deste ano, sendo que o Opportunity ainda conseguiu se manter ligado ainda até metade de junho. Dessa forma, ele foi colocado em modo suspenso até que a tempestade vá embora e ele consiga obter energia novamente.

A expectativa era de que a tempestade não durasse muito tempo e o veículo voltasse a responder. Contudo, ainda nada de sinal do aparelho aaté então. Em entrevista para o site Space.com, o engenheiro da NASA, Michael Staab disse que a moral dos companheiros tem sido abalada. “Esta é a primeira vez que ela parou de falar conosco e não voltou a se comunicar quando nós esperávamos”, conta.

De acordo com a NASA, o aparelho está ajustado para desativar todas as funções caso esteja com pouca bateria. Com isso, ele apenas volta a se ligar de tempos em tempos para checar se há novamente energia solar disponível para recarregar as bateria e checar o nível de reserva. Caso ainda não haja luz suficiente, o aparelho volta ao estado de suspensão até uma nova checagem.

Continua após a publicidade

O grupo mais otimista acredita que a tempestade já tenha baixado e o veículo está recarregando as baterias, devendo fazer contato em breve. Até lá, resta aos engenheiros apenas esperar.

A missão do Opportunity começou em 2003, sendo que o veículo pousou em Marte há 15 anos, em janeiro de 2004. A expectativa era de que ele sobrevivesse no Planeta Vermelho por apena 90 dias, mas ele continua funcionando desde então.

Os cronogramas de engenheiros mais otimistas é de que o aparelho volte a responder até meados de setembro. Para melhorar os ânimos, os cientistas montaram uma playlist no Spotify com algumas músicas em esperança à volta do veículo. Chamada "Opportunity, Wake Up", a lista contém Life on Mars?, de David Bowie, Wake Me up Before You Go-Go, do Wham! e o mais esperançoso Here Comes The Sun, dos Beatles.

Fonte: Space.com