Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô russo que esteve na ISS vai ganhar rodas para explorar o Sistema Solar

Por| 17 de Outubro de 2019 às 16h43

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

Em agosto, a agência espacial russa Roscosmos lançou à Estação Espacial Internacional (ISS) o robô Skybot F-850 (apelidado de Fedor), que se sentou no lugar do comandante durante o voo e serviu para determinar se o foguete Soyuz 2.1 era mesmo seguro para próximas missões tripuláveis. Após retornar à Terra com uma missão bem sucedida, agora a agência decidiu que o Fedor terá suas pernas removidas para dar lugar a rodas.

A ideia é que o robô seja reaproveitado em futuras missões pelo Sistema Solar, provavelmente começando pela Lua dentro de uns três ou quatro anos. Quando isso acontecer, Fedor terá o visual de um robô humanoide em seu torso, porém com rodas e aspecto de rover da "cintura" para baixo.

Dessa maneira, o novo Fedor teria a habilidade de manusear ferramentas ao mesmo tempo em que explora terrenos de outros mundos, sem precisar parar de fazer uma coisa para se dedicar a outra. Na ISS, o robô já demonstrou boa capacidade de manusear uma furadeira, por exempo, além de toalhas e equipamentos elétricos.

Continua após a publicidade

Fonte: Space Today