Robô Curiosity comemora, sozinho, seis anos em Marte

Por| 06 de Agosto de 2018 às 08h34

NASA
Tudo sobre NASA

No domingo (5), o robô Curiosity celebrou seu sexto ano explorando a superfície marciana. O rover pousou em Marte no dia 5 de agosto de 2012, após ser lançado em 26 de novembro de 2011, com a missão de fotografar e proporcionar análises do Planeta Vermelho de maneira sem precedentes.

Por lá, o Curiosity vive solitário, uma vez que ele explora uma área diferente do Opportunity — outro robô da NASA que atualmente explora o Planeta Vermelho. Por isso, muitas pessoas se solidarizam com o robô, que, ano a ano, celebra seu aniversário na mais profunda solidão. Em 2013, por exemplo, o rover partiu o coração da humanidade ao "cantar", para si mesmo, uma versão robotizada de "Parabéns pra você".

Mas, voltando à comemoração de 2018, neste ano o Curiosity repetiu a tradição de publicar em seu Twitter oficial uma mensagem de celebração:

Entre as várias grandes descobertas feitas pelo Curiosity em Marte estão porções do solo que, em uma época muito longínqua, fizeram parte do leito de rios, além da descoberta de um terreno que, um dia, abrigou um lago. Ele também localizou desertos de areia parecidos com os da Terra, mas os achados recentes que mais dominaram as manchetes foram a respeito da descoberta de boro em Marte (elemento químico essencial para a vida), além da confirmação de que moléculas orgânicas complexas são abundantes em rochas marcianas.