Publicidade

Resilience | Japonesa ispace explica o porquê de missão lunar ter falhado

Por  | 

Compartilhe:
ispace
ispace

A japonesa ispace explicou na segunda-feira (24) o que levou seu lander Resilience a se chocar com a Lua em junho, quando tentou pousar em nosso satélite natural. Segundo o comunicado da empresa, o ocorrido se deve a uma anomalia no instrumento a laser que equipa o lander. 

O dispositivo em questão é um telêmetro a laser, que media a distância entre o Resilience e a superfície lunar. Devido à anomalia, o robô não conseguiu coletar as medidas necessárias para desacelerar sua velocidade no momento desejado e descer em segurança a Mare Frigoris. O resultado? O Resilience acabou colidindo com a Lua. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No momento, a ispace não sabe as causas exatas do incidente, mas segue investigando os motivos. Por enquanto, a companhia suspeita de algumas possibilidades — como características inesperadas de refletividade da superfície lunar, que talvez tenham impedido a espaçonave de determinar a altitude correta. 

Também é possível que o ângulo do laser em relação à superfície tenha contribuído para uma menor refletividade, ou que o feixe não tivesse potência suficiente, ou ambos os fatores possam ter levado a este desfecho. Finalmente, existe ainda a chance de que o Resilience não tenha funcionado conforme o esperado, ou que sua performance tenha sido afetada pela radiação no espaço. 

Agora, a companhia japonesa está trabalhando em ações corretivas e quer melhorar os testes e verificação dos sensores que usa nas suas espaçonaves — principalmente aqueles que usam lasers. 

O desfecho da missão do Resilience marca a segunda tentativa fracassada de pouso lunar da ispace. Em abril de 2023, a empresa perdeu seu o módulo de pouso Hakuto-R, que também sofreu um impacto durante sua tentativa de descida à superfície lunar. Apesar dos contratempos, a ispace reforçou que continuará com seu programa de exploração lunar

Leia também:

Sonda japonesa registra foto de polo sul da Lua antes de pouso em Mare Frigoris 

Ponto Nemo: lander tira foto do lugar mais remoto da Terra visto do espaço 

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

Continua após a publicidade

Fonte: ispace