Regiões Norte e Nordeste do Brasil poderão acompanhar o eclipse solar de hoje

Por Redação | 21 de Agosto de 2017 às 10h28

O eclipse solar total ocorrerá nesta segunda-feira (21), cobrindo praticamente todo o sol em diversos locais dos Estados Unidos, sendo este um dos fenômenos mais aguardados pela NASA (agência espacial norte-americana).

Além disso, este evento também poderá ser acompanhado, de forma parcial, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil por volta das 16h, atingindo seu pico às 17h.

O município de Macapá, no Amapá, e o monte Caburaí, em Roraima, serão os melhores pontos de observação no país, com aproximadamente 40% de visibilidade.

Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, Recife e João Pessoa também estão na lista de municípios que terão entre 30% e 40% do Sol coberto, diminuindo gradualmente a cobertura em outras regiões brasileiras mais ao sul do país.

Mapa informativo do site TimeandDate.com

O último eclipse total no Brasil ocorreu em março de 2006, cobrindo uma pequena área da região Nordeste, entre os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A próxima oportunidade para conferir o fenômeno em solo brasileiro de forma plena será apenas em agosto de 2045.

Entretanto, em julho de 2019, o mesmo evento poderá ser visto no Chile e na Argentina, com visibilidade parcial nas regiões Sul e Sudeste do país.

Vale o aviso de que, para acompanhar ao eclipse solar de forma segura, é recomendado que os interessados utilizem filtros especiais ou a técnica de projeção para a observação do Sol. Outra boa opção é visitar observatórios e ter toda a orientação de profissionais no assunto.

Fonte: O Globo