Raio gigante e "invertido" surge em Porto Rico; veja o vídeo
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •

Uma grande descarga elétrica foi registrada no céu de Porto Rico no início de agosto. O fenômeno formou um raio ramificado, lembrando uma água-viva, e foi registrado em um vídeo compartilhado pela Sociedade Astronômica Caribenha. Trata-se de um jato gigante, um tipo de descarga elétrica intensa que ocorre em direção ao topo da atmosfera.
Os astrônomos da organização planejavam originalmente registrar meteoros, mas os instrumentos acabaram flagrando também os raios. “As imagens que conseguimos sugerem que estas descargas vistas da Ilha devem ter tido duração maior que o usual”, escreveram.
Portanto, era possível que mais pessoas tenham visto o fenômeno. Foi o que aconteceu: após publicarem o vídeo, alguns usuários confirmaram que também viram o raio.
Confira as imagens:
O que a equipe da Sociedade registrou não é um raio comum, mas sim um jato gigante. Este é um tipo de raio tão raro que ocorre apenas mil vezes a cada ano, sendo de 10 a 50 vezes mais fortes que raios comuns.
Estes jatos duram menos de um segundo, dificultando a observação e registros. Eles costumam estar associados a tempestades e ocorrem bem acima das nuvens — tanto que têm cor vermelha devido a uma reação com o nitrogênio na mesosfera, de 50 km a 85 km acima da superfície.
De acordo com informações da NASA, ainda não se sabe exatamente o que causa os jatos. Por enquanto, os cientistas suspeitam que tenham alguma relação com o desequilíbrio elétrico entre as diferentes partes da atmosfera da Terra, assim como acontece com os raios “comuns”.
Fonte: IFLScience