Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Que inveja! Velocidade da internet na ISS agora é de 600 Mbps

Por| 27 de Agosto de 2019 às 08h40

Link copiado!

Que inveja! Velocidade da internet na ISS agora é de 600 Mbps
Que inveja! Velocidade da internet na ISS agora é de 600 Mbps
Tudo sobre NASA

A internet da Estação Espacial Internacional (ISS) acaba de ficar ainda mais rápida. Com a mais recente atualização realizada pela NASA, a conectividade por lá agora tem o dobro da taxa de download e upload de dados: uma invejável conexão de 600 megabits por segundo (Mbps).

Isso é uma ótima notícia, é claro. A ISS está na órbita baixa da Terra e depende da transmissão de informações para realizar suas missões e enviar as informações para os centros de controle na Terra. E uma comunicação rápida e eficaz é vital para muitos fins, determinando a quantidade de dados coletados em experimentos que podem ser enviados à Terra.

Além de aumentar a velocidade com que esses dados chegam até os cientistas aqui na superfície, a nova conectividade também permitirá que a ISS realize novos experimentos e demonstrações que exigem dados ainda mais detalhados e de maior resolução do que é feito atualmente.

Para esse aumento da taxa de dados, vários componentes do sistema de comunicação global foram atualizados, incluindo satélites que recebem as informações da ISS e os pontos estratégicos aqui na Terra que distribuem os sinais para os centros da NASA. Foi adotada uma nova arquitetura, atualizações para circuitos e vários componentes terrestres, sendo que processadores de dados aprimorados foram instalados em vários centros da agência espacial e as estações terrestres receberam novos softwares e hardwares. Os técnicos realizaram testes extensivos para garantir que as atualizações funcionassem corretamente.

Continua após a publicidade

Essa atualização também servirá para que a mesma conectividade possa ser usada na estação lunar Gateway, estrutura orbital proposta pela NASA que começará a ser montada ainda nesta década e é essencial para garantir a presença constante de humanos em nosso satélite natural, e além — é que a Gateway é fundamental para os planos da NASA de levar astronautas a Marte, pois servirá de pit stop nessa jornada.

Fonte: NASA