Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Próximo rover da NASA em Marte vai usar inteligência artificial em sua missão

Por| 07 de Dezembro de 2018 às 14h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A ser lançado entre julho e agosto de 2020 e com previsão de chegada no ano seguinte, o Mars 2020 Rover é o próximo robô exploratório que a NASA vai enviar ao Planeta Vermelho. E o rover será equipado com inteligência artificial para ajudá-lo a cumprir sua missão.

Um de seus objetivos é estudar o passado de Marte, pousando em um local onde acredita-se que, em um passado longínquo, existia o delta de um rio, e portanto, seria um local com preservação de bioassinaturas. Caso o local tenha realmente sido o delta de um rio, pode ser que ali existam não somente assinaturas de vida, como também rochas que podem ajudar os cientistas a aprender mais sobre a história de Marte.

Com a IA, a agência espacial crê que trabalhar com o Mars 2020 Rover será "muito mais como interagir com um estudante de graduação em vez de um robô que você normalmente tem que microgerenciar", nas palavras de Steve Chien, chefe do grupo de IA do Jet Propulsion Laboratory, da NASA. É que como há um atraso de 13 minutos nas comunicações entre Terra e Marte, os movimentos e experimentos realizados pelos rovers marcianos anteriores tiveram de ser meticulosamente planejados e, embora os robôs mais recentes sejam capazes de reconhecer perigos e executar algumas tarefas de maneira autônoma, eles ainda dependem muito de suas equipes de suporte em Terra.

Continua após a publicidade

Com a IA empregada no próximo rover, Chien prevê o início de uma nova era no programa espacial, com máquinas operando de forma autônoma sem que astronautas precisem se concentrar na operação das naves e equipamentos, ficando livres para ainda mais experimentos e descobertas científicas. Ainda, a IA é capaz de gerenciar o grande volume de dados obtidos, podendo até mesmo prover análises e interpretações automatizadas.

Fonte: ARSTechnica