Projeto Kuiper | Lançamento de novos satélites de internet da Amazon é suspenso
Por Danielle Cassita |

A segunda leva de satélites de internet do Projeto Kuiper, da Amazon, seria lançada nesta segunda-feira (16), mas a operação foi suspensa devido a uma anomalia no foguete Atlas V, da United Launch Alliance. A nova data para a missão ainda não foi anunciada.
- Amazon vai lançar mais satélites Kuiper, mas não precisa de tantos quanto SpaceX
- Kuiper: veja fotos e detalhes das antenas de internet rivais da Starlink
Segundo informações da United Launch Alliance publicadas no X, antigo Twitter, a mudança se deve à “observação de engenharia de aumento de temperatura no interior do motor do propulsor”.
O foguete iria levar 27 satélites a partir da plataforma da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. Quando forem lançados, os satélites vão se juntar aos outros 27 na órbita baixa da Terra, totalizando 54 unidades.
As missões Kuiper 1 e 2 são as primeiras dos mais de 80 lançamentos que a Amazon planeja realizar para aumentar sua constelação de satélites de internet; futuramente, a ideia é que a constelação tenha mais de 3.200 satélites. O número é expressivo, mas é bem menor que os mais de 7.600 satélites operacionais Starlink, da SpaceX.
Outra diferença é que a Amazon vem trabalhando no Projeto Kuiper para criar uma infraestrutura que combine a constelação na órbita baixa a uma rede global de estações em solo. Ainda, o serviço vai contar também com infraestrutura que use a AWS, os serviços na nuvem da empresa.
Leia também:
Starlink e Kuiper: Musk e Bezos trocam farpas sobre satélites de internet
Projeto Kuiper: primeiros satélites de internet da Amazon são lançados
Vídeo: Starlink como funciona?