Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Professor recebe financiamento para descobrir fontes de metano em Marte

Por| Editado por Rafael Rigues | 21 de Junho de 2022 às 12h45

Link copiado!

ESA & MPS for OSIRIS Team
ESA & MPS for OSIRIS Team

O professor Vincent Chevrier, da Universidade do Kansas, recebeu um aporte de U$ 100 mil para estudar a estabilidade e a distribuição dos hidratos de clatrato e clatrasilos em Marte. A ideia do estudo é encontrar fontes de metano no Planeta Vermelho, já que a substância pode ser usada para alimentar tanto a exploração robótica quanto tripulada em nosso vizinho.

Estudos anteriores já confirmaram a presença de metano em Marte, e o professor Chevrier terá a “missão” de tentar identificar as prováveis fontes da substância por lá. “A presença de fontes de energia será extremamente valiosa para futuros astronautas estabelecendo a primeira colônia na superfície de outro planeta”, ressaltou ele.

Continua após a publicidade

É possível que o composto esteja presente nos hidratos de clatrato, uma substância com moléculas de água com espaços capazes de reter gases, como o metano. Já os clatrasilos são compostos relacionados à sílica, com estrutura similar à do clatrato. Os clatrasilos são raros na Terra e, por enquanto, não há evidências de que existam em Marte.

Contudo, o professor acredita que a presença dos clatratos e dos depósitos de sílica pura são indicadores importantes de que os clatrasilos podem estar presentes em quantidade suficiente, justificando a investigação. Chevrir irá direcionar os esforços às calotas polares do planeta e áreas de subsuperfície, sob alta pressão, para identificar fontes promissoras para explorações mais aprofundadas no futuro.

“Essa quantia vai nos permitir começar a fornecer pistas para a disponibilidade e acessibilidade de recursos para a exploração tripulada futura em Marte”, disse. Parte do valor será usada para custear o trabalho de Abhilash Ramachandran, estudante de pós-doutorado que participa da pesquisa.

Fonte: University of Arkansas