Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Produzir compostos orgânicos em Marte será possível com a ajuda de bactérias

Por| 02 de Abril de 2020 às 11h20

Link copiado!

NASA/Pat Rawlings, SAIC
NASA/Pat Rawlings, SAIC

A colonização de Marte é um dos planos de agências espaciais como a NASA e de empresas como a SpaceX, mas, para isso, será preciso criar meios de produzir uma série de recursos por lá. Pesquisadores já têm várias propostas para resolver o problema da alimentação e habitação, mas também será necessária uma enorme variedade de compostos orgânicos para isso.

Enviar para Marte coisas como combustíveis e remédios, entre outros derivados de compostos orgânicos, seria muito caro. Por isso, cientistas estão buscando meios de produzir tudo o que for possível lá no Planeta Vermelho. Felizmente, uma equipe de químicos liderada por Peidong Yang têm um plano para isso: um sistema híbrido que combina bactérias e nanofios.

Essa combinação poderia capturar a energia da luz solar para converter dióxido de carbono, e água seria convertida em moléculas orgânicas. “Em Marte, cerca de 96% da atmosfera é CO2”, explica Yang. “Basicamente, tudo o que você precisa são esses nanofios semicondutores de silício para absorver a energia solar e repassá-la a esses bichinhos [as bactérias] para fazer a química para você”.

Continua após a publicidade

Nanofios são finos fios de silício com cerca de um centésimo da largura de um cabelo humano, usados ​​como componentes eletrônicos. Assim como as bactérias, são pequenos o suficiente para serem transportados em naves espaciais sem quase nenhum impacto em termos de peso e quantidade de carga, coisas importantes de se calcular na hora de planejar o orçamento de um voo espacial.

Além dos nanofios e das bactérias, os demais ingredientes são encontrados no próprio Planeta Vermelho - luz solar e água. As moléculas resultantes podem servir como blocos de construção para uma variedade de moléculas orgânicas, úteis para coisas como desde combustíveis e plásticos a drogas para fabricação de medicamentos. Muitos outros produtos orgânicos podem ser criados, como bactérias ou leveduras.

Yang também está trabalhando em sistemas para produzir açúcares e carboidratos a partir da luz solar e do CO2, o que poderia enriquecer ainda mais a produção de alimentos em Marte. Seu laboratório também procura maneiras de aumentar a eficiência do bio-híbrido e explora técnicas de engenharia genética das bactérias para torná-las mais versáteis, capazes de produzir uma variedade maior de compostos orgânicos.

Fonte: Space Daily