Plutão terminará em 2178 sua 1ª órbita em torno do Sol, desde sua descoberta
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

Quando o assunto são os planetas anões no Sistema Solar, Plutão pode ser facilmente considerado o mais famoso deles. Antes classificado como um planeta “de verdade”, este mundo gelado e distante foi “rebaixado” a outra categoria há poucos anos, antes mesmo de completar uma volta ao redor do Sol!
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Há 12 anos, Plutão deixou de ser considerado um planeta no Sistema Solar
- Órbita quase caótica de Plutão fica um pouco mais próxima de ser compreendida
Enquanto nossos dias na Terra duram quase 24 horas, em Plutão eles chegam a quase 153 horas. Parece longo? Pois saiba que esta duração não se compara à dos anos no planeta: Plutão leva 248 anos terrestres para completar uma órbita.
Isso significa que o planeta anão vai completar uma órbita em 23 de março de 2178, a primeira desde a sua descoberta. Além de longa, a órbita de Plutão ao redor do astro tem formato e inclinação pouco comuns.
Este mundo gelado orbita o Sol em uma trajetória bastante oval, que o leva ora a 49,3 unidades astronômicas do Sol, ora a 30 — para comparação, tenha em mente que cada unidade representa a distância entre a Terra e o Sol.
Enquanto isso, este objeto segue viajando pelo espaço não como planeta, mas sim planeta anão. A mudança na categoria foi determinada porque, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) concluiu que, embora Plutão de fato se mova ao redor do Sol, ele não domina sua órbita como planetas “verdadeiros” e nem expulsou rochas espaciais o suficiente, como os planetas fazem. Por isso, Plutão compartilha sua órbita com outros objetos grandes, os quais não o orbitam.
Leia também:
- Há 5 anos, a New Horizons sobrevoava Plutão — e tirava fotos incríveis dele!
- O que pode explicar as estruturas geométricas em Plutão?
Vídeo: Starlink, como funciona?
Fonte: IFLScience