"Planeta proibido" desafia teorias de como mundos se formam

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Fevereiro de 2023 às 17h05

Katherine Cain/Carnegie Institution for Science

Um exoplaneta descoberto recentemente é tão grande que alguns astrônomos o descreveram como "impossível" e "proibido". Ele é tão grande que chega a ter um quarto do tamanho de sua estrela hospedeira, desafiando os modelos de sistemas estelares atuais. A detecção foi feita por meio do observatório espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA.

Na órbita da estrela anã vermelha TOI-5205, existe o tal planeta surpreendente, que é um gigante gasoso. O problema é que, teoricamente, é altamente improvável que essa categoria de planeta apareça ao redor de anãs vermelhas, mas o universo é um lugar estranho onde coisas doidas podem acontecer.

Claro, improvável não significa impossível: segundo a NASA, alguns gigantes gasosos já foram encontrados orbitando estrelas anãs velhas, mas não ao redor das de baixa massa, como é o caso da TOI-5205. Essa estrela tem cerca de quatro vezes o tamanho de Júpiter e, por isso, não deveria conseguir formar um planeta de proporções tão "exageradas".

Planetas nascem no disco de gás e poeira que envolve estrelas jovens. Os mundos gasosos precisam de pelo menos 10 vezes a massa da Terra desse material para formar um núcleo e evoluir para ganhar suas proporções típicas, a exemplo de Júpiter.

Astrônomos descobriram o planeta, batizado de TOI 5205b, pelo método de trânsito — ou seja, observando a diminuição do brilho da estrela devido à passagem do planeta bloqueando a luz estelar. Este gigante gasoso, com massa semelhante à de Júpiter, bloqueia cerca de sete por cento da luz de sua estrela, evidenciando as proporções incomuns.

Segundo os autores da descoberta, “a existência de TOI-5205b amplia o que sabemos sobre os discos nos quais planetas nascem”. É que, até agora, os astrônomos conhecem duas barreiras que impedem a formação de gigantes gasosos em estrelas tão pequenas. "Se não houver no início material rochoso suficiente no disco para formar o núcleo inicial, não se pode formar um planeta gigante gasoso. E, no final, se o disco evaporar antes que o núcleo maciço seja formado, não se pode formar um planeta gigante gasoso [...] É um planeta 'proibido'".

No entanto, o TOI-5205b se formou e foi detectado pelo TESS, apesar das possibilidades apontarem o oposto. Os autores afirmam que o sistema é propício para observações futuras com o James Webb, que pode revelar detalhes sobre a atmosfera e sobre a formação deste gigante gasoso tão peculiar.

O estudo foi publicado no The Astronomical Journal.

Fonte: The Astronomical Journal, Carnegie Science