Planeta gigante é descoberto ao redor de estrela próxima e jovem

Por| 24 de Junho de 2020 às 16h45

NASA
Tudo sobre NASA

Já conhecíamos a estrela AU Microscopii, do tipo anã M que fica relativamente próxima de nós e é bastante jovem, ainda cercada por um disco de detritos remanescentes de sua formação. Desde sua descoberta, astrônomos vinham analisando dados dos telescópios espaciais Spitzer e TESS na busca por eventuais planetas ao redor do jovem astro — e acabaram de confirmar a existência de um planeta tão grande quanto Netuno em sua órbita.

O sistema foi chamado de AU Mic e nos permite uma compreensão ainda melhor de como planetas e suas atmosferas se formam, evoluem e interagem com suas estrelas — ainda mais uma estrela tão jovem quanto a AU Microscopii.

A estrela AU Microscopii tem idade estimada entre 20 e 30 milhões de anos (um suspiro na escala cósmica), sendo considerada uma "criança estelar" em comparação com nosso Sol, que é pelo menos 150 vezes mais velho. Ela é tão jovem que seu brilho é emitido principalmente do calor gerado quando sua própria gravidade a comprime — menos de 10% de sua energia vem da fusão de hidrogênio em hélio em seu núcleo (o mesmo processo que faz com que estrelas como o nosso Sol brilhem por muitos e muitos anos).

O sistema AU Mic fica a apenas 31,9 anos-luz de distância de nós, com o planeta AU Mic b praticamente "abraçando" a estrela, de tão próximo que está dela. Ele completa uma órbita em 8,5 dias, somente, e pesa menos de 58 vezes a massa da Terra, ainda que tenha dimensões maiores, proporcionais às de Netuno. "Acreditamos que o AU Mic b se formou longe da estrela e migrou para sua órbita atual, algo que pode acontecer quando os planetas interagem gravitacionalmente com um disco de gás ou com outros planetas", disse o co-autor do estudo, Thomas Barclay, cientista associado da Universidade de Maryland, Baltimore County e cientista associado do projeto TESS na NASA.