Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perdeu o eclipse da Lua? Confira fotos do fenômeno registradas nesta sexta (27)

Por| 27 de Julho de 2018 às 20h20

Link copiado!

Perdeu o eclipse da Lua? Confira fotos do fenômeno registradas nesta sexta (27)
Perdeu o eclipse da Lua? Confira fotos do fenômeno registradas nesta sexta (27)

No finalzinho da tarde desta sexta-feira (27), começou a acontecer um eclipse lunar total — este que é para lá de especial, pois não somente acontece durante uma Lua de Sangue, como também é o eclipse lunar mais longo do século XXI.

Daqui do Brasil, tudo começou às 17h30, bem no "nascer" da Lua logo acima da linha do horizonte. Isso fez com que muita gente não conseguisse observar o fenômeno, especialmente nas grandes cidades, recheadas de prédios altos que atrapalharam a observação. Outras pessoas se decepcionaram ao encontrar um céu nublado, igualmente impedidas de assistirem ao eclipse a olho nu.

A solução para quem ainda assim não dispensou acompanhar o momento histórico foi assistir às transmissões ao vivo, como esta que a NASA preparou — e que fica disponível para quem quiser ver, mesmo depois da live. O vídeo mostra o andamento do eclipse visto por diferentes telescópios espalhados pelo globo.

Continua após a publicidade

Já para quem também perdeu as lives (por estarem no trabalho, ou no trânsito, voltando para casa), o jeito vai ser acompanhar as fotografias que o pessoal já começou a publicar nas redes sociais. Selecionamos, então, algumas das mais legais que já pudemos encontrar, matando a curiosidade de quem não imaginava como seria um eclipse total em uma Lua de Sangue.

Este fotógrafo paulistano, por exemplo, decidiu tirar várias fotografias registrando o andamento do eclipse, criando esta montagem final mostrando a progressão da Lua à medida em que era encoberta pela sombra da Terra:

Já este outro mostrou a Lua já nascendo eclipsada no céu de Brasília:

Aqui, podemos ver um registro amador, mas igualmente belo, da Lua no auge do eclipse no céu de Roma:

Continua após a publicidade

Esta usuária do Facebook mostrou como foi o eclipse no Egito:

E essa foto da AFP, registrando o eclipse lunar na Ilha de Córsega?

Aqui, vemos a lua completamente eclipsada na Malásia:

Continua após a publicidade

E mais uma foto de tirar o fôlego, diretamente da Austrália:

Para fechar, aqui vai esta foto do eclipse tirada diretamente do espaço.

Continua após a publicidade

A foto foi tirada por Alexander Gerst, astronauta alemão da ESA que vive na Estação Espacial no momento, enquanto dura sua missão por lá. E se seu nome lhe é familiar, saiba que foi este mesmo astronauta que teve a oportunidade inesquecível de participar, ao vivo, de um show do Kraftwerk na semana passada — produzindo sons por meio de um tablet diretamente do espaço.