Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pequeno rover capaz de andar sobre quatro "pernas" será enviado à Lua em 2021

Por| 11 de Outubro de 2019 às 09h33

Link copiado!

SpaceBit
SpaceBit

A SpaceBit, uma empresa do Reino Unido, enviará à Lua o menor rover de todos os tempos, que também será o primeiro veículo lunar enviado por uma nação britânica. O lançamento será feito através de uma parceria com a empresa de robótica espacial norte-americana Astrobotic, que possui um módulo de aterrissagem programado para ir à Lua em 2021.

Em maio, a NASA anunciou que a Astrobotic e duas outras empresas, Intuitive Machines e Orbit Beyond, seriam as escolhidas para receber financiamento e levar equipamentos científicos da agência espacial norte-americana para a Lua no período que antecede as missões Artemis. Tais empresas haviam recebido financiamento para a construção de módulos de pouso lunares e, com isso, a Astrobotic recebeu US$ 79,5 milhões para levar até 14 instrumentos da NASA à Lua, e mais 14 cargas de outros parceiros.

Entre esses parceiros, está a SpaceBit. Seu pequeno rover será enviado para a superfície lunar dentro da sonda Peregrine, da Astrobotic. Quando o módulo de aterrissagem - ou, melhor dizendo, alunissagem - alcançar a superfície da lua, o rover cairá por baixo dele, junto com outras cargas úteis. "Será um grande espetáculo quando pousarmos, pois teremos vários pequenos rovers caindo, rolando, rastejando ou andando e capturando todos os tipos de fotos e dados", diz John Thornton, CEO da Astrobotic.

Continua após a publicidade

Esses rovers enviarão seus dados ao Peregrine, que os transmitirá de volta à Terra. O rover da SpaceBit, no entanto, tem uma diferença dos demais: em vez de rodas, ele andará sobre a superfície da Lua com pequenas perninhas. A empresa espera que essa abordagem seja útil para as futuras gerações de exploradores robóticos que vão explorar cavernas lunares, criadas por fluxos de lava antigos. Esse é um tipo de exploração que nunca foi feita antes: "As pernas podem ser melhores para terrenos íngremes e rochosos e basicamente para qualquer lugar onde as rodas comecem a se debater", diz Thornton.

Os detalhes da missão estão sendo revelados durante o New Scientist Live, um grande festival de ciências realizado no ExCel Centre, em Londres. O evento teve início nesta quinta-feira (10) e o encerramento será no domingo (13). A SpaceBit está exibindo um modelo em tamanho real do seu rover por lá, e deve compartilhar mais informações no decorrer da programação.

Fonte: New Scientist