Publicidade

Orbitador da missão Chang’e-5 parece estar a caminho da Lua para sobrevoo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Setembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Xinhua/Jin Liwang
Xinhua/Jin Liwang

No ano passado, a China coletou amostras da Lua e trouxe o material para a Terra com a missão Chang’e-5. Depois, o orbitador da missão se afastou da órbita lunar para começar a estudar o Sol. Agora, dados de rastreadores de satélites independentes somados a informações de software parecem mostrar que o orbitador mudou de lugar novamente, seguindo viagem de volta à Lua para sobrevoá-la no dia 9 de setembro.

Após liberar o módulo com 1,7 kg de amostras lunares rumo à Terra, o orbitador da Chang’e-5 ativou seus propulsores para seguir viagem em sua missão estendida. Em março, o orbitador entrou no Ponto de Lagrange 1 (L1) a 1,5 milhões de km da Terra, e realizou alguns testes de controle de órbita, além de observações da Terra e do Sol. Agora, observações dos rastreadores amadores Daniel Estevez e Scott Tilley mostram que o orbitador pode ter alterado a órbita no dia 30 de agosto, e parece estar mesmo a caminho da Lua.

Continua após a publicidade

O Beijing Aerospace Flight Control Center (BACC) é a instituição responsável pela telemetria, rastreamento e controle da nave e, até então, não trouxe novidades sobre o que aguarda a Chang’e-5. Além disso, vale lembrar que manobras como a entrada na órbita lunar ou seguir para outro ponto de Lagrange vão depender da quantidade de propelente que o orbitador ainda tem. Assim, uma possibilidade seria posicioná-lo em uma trajetória para sobrevoar o asteroide 469219 Kamo'oalewa.

Jing-Peng, designer-chefe adjunto do sistema de naves da missão Chang’e 5 na China Academy of Space Technology (CAST), levantou preocupações com o propelente quando questionado sobre planos para o orbitador durante um evento realizado em São Petersburgo, em junho. “Não acho que haverá muitas oportunidades para o orbitador realizar mais manobras complexas em outros corpos”, disse ele. “Acho que vai ficar no Ponto de Lagrange 1 ou no sistema Terra-Lua”, disse.  

Enquanto o futuro da Chang'e-5 ainda tem algumas questões em aberto, a China planeja lançar a missão Chang'e-6 em 2024, uma missão de acompanhamento de retorno de amostras e que faz parte do projeto da estação de pesquisa International Lunar Research Station na Lua, realizada em parceria com a Rússia. É esperado que a Chang'e-6 tenha cargas úteis científicas fornecidas pela agência espacial da França.


 

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews