Publicidade

OneWeb lança 36 satélites e tem mais de 70% do total desejado no espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Outubro de 2022 às 17h05

Link copiado!

ISRO
ISRO

Neste sábado (22), novos 36 satélites de internet da OneWeb foram enviados à órbita. O lançamento aconteceu no Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia, com um foguete GSLV Mark III (LVM3), o mais poderoso da agência espacial indiana ISRO. Todos os satélites lançados estão operacionais e, agora, a OneWeb já soma 462 deles na sua constelação.

O foguete foi lançado às 00h07 de domingo (23) no horário local. Segundo um comunicado da OneWeb, os satélites se separaram com sucesso do foguete, e foram liberados em nove fases ao longo de uma hora e 15 minutos. “Feliz Diwali a todos, já começamos as nossas celebrações”, disse Shri. Somanath, diretor da ISRO. “Alcançamos a órbita com muita precisão”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Ele descreveu que aquele foi um lançamento histórico para a Índia e para o programa espacial do país. “Este é o primeiro lançamento comercial do LVM3 com a carga útil mais pesada já levada à LEO”, acrescentou. “O LVM3 foi criado principalmente para lançar satélites geoestacionários, com capacidade de 4 toneladas, que pode ser usada para levar cargas úteis de 6 toneladas à órbita baixa”, finalizou.

Este foi o 14º lançamento da empresa, que agora soma mais de 70% do total de 648 satélites na órbita baixa da Terra. Faltam apenas quatro lançamentos para alcançar esta quantidade, e a empresa considera que está no ritmo necessário para oferecer internet de alta velocidade e baixa latência com cobertura global. Por enquanto, a OneWeb oferece conectividade para as regiões mais ao norte no planeta.

A missão representa, ainda, o primeiro lançamento da OneWeb desde a invasão da Rússia. Os demais satélites foram lançados por foguetes russos Soyuz, operados pela francesa Arianespace. Contudo, a guerra na Ucrânia afetou a parceria a ponto de a Rússia apresentar exigências para realizar novos lançamentos para a OneWeb. Assim, a empresa precisou buscar outras alternativas para levar seus satélites ao espaço.

Fonte: ISRO