Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OneWeb atinge a marca de 218 satélites na órbita terrestre com novo lançamento

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Maio de 2021 às 19h40

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

Na última sexta-feira (28), o foguete russo Soyuz foi lançado a partir do cosmódromo Voctochny, no Cazaquistão. A bordo, havia 36 satélites de banda larga da empresa OneWeb, que atinge agora a marca de 218 satélites na órbita da Terra — o que corresponde a um terço do número total de sua futura megaconstelação.

Apesar das nuvens, o foguete Soyuz disparou em direção à estratosfera antes de desligar e librar seus quatro propulsores do primeiro estágio. Após mais de três minutos do início do lançamento, o estágio central continuou acelerando a nave em direção ao norte. Ao atingir cinco minutos, o estágio central se separou; então, o terceiro foi acionado e, durante quatro minutos, o motor RD-0124 acelerou até colocar o estágio superior Fregat na altitude necessária para começar a implantar os 36 satélites em órbita.

Continua após a publicidade

Embora o atual número de satélites de banda larga da OneWeb seja bem menor do que a frota de satélites Starlink, da SpaceX, a empresa já tem o suficiente para se tornar a segunda maior rede de satélites ativos na órbita terrestre. Os satélites de aproximadamente 174 kg cada foram trasportados pelo distribuidor localizado no estágio superior Fregat, o “dispenser” fabricado pela empresa sueca RUAG Space, e foram liberados de quanto em quatro. Cerca de quatro horas após a decolagem, a OneWeb e a Arianespace — empresa provedora do lançamento — confirmaram a implantação com sucesso dos satélites em órbita.

Cada um dos satélites abrirá seu painel solar de geração de energia, então ligará seu propulsor de plasma alimento por xenônio, para atingir a altitude necessária para estar em operação — cerca de 1.200 km — pelos próximos meses. Este foi o quarto lançamento do foguete Soyuz de um total de cinco destinados a permitir que a rede de satélites OneWeb atinja a quantidade necessária para uma conectividade inicial. “O lançamento bem-sucedido de hoje é outro marco de execução que nos coloca a um lançamento de entregar conectividade de alta velocidade e baixa latência para o Alasca, Canadá, Groenlândia, Reino Unido e Norte da Europa”, disse Neil Masterson, CEO da OneWeb.

A seguir, o momento em que os satélites OneWeb foram liberados de quatro em quarto na órbita terrestre:

Continua após a publicidade

A OneWeb almeja um total de 648 satélites para sua frota inicial até meados de 2022 e um serviço global já ao fim do mesmo ano — bem distante dos objetivos da empresa concorrente, que é a SpaceX com o projeto Starlink, que pode atingir até 12.000 satélites, ou até mais.

Fonte: Spaceflight Now