Publicidade

Ondas enormes derrubaram propulsor do Falcon Heavy no mar, diz SpaceX

Por  | 

Compartilhe:
Ondas enormes derrubaram propulsor do Falcon Heavy no mar, diz SpaceX
Ondas enormes derrubaram propulsor do Falcon Heavy no mar, diz SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Quando lançou o Falcon Heavy comercialmente pela primeira vez na semana passada, a SpaceX tinha como missão secundária conseguir recuperar com sucesso os três propulsores do primeiro estágio do foguete. Dois deles pousaram com segurança no chão da plataforma em Cabo Canaveral, com o núcleo central aterrissando em uma base flutuante no Oceano Atlântico. Contudo, condições marítimas desfavoráveis fizeram com que o propulsor caísse acidentalmente no oceano durante o transporte de volta ao solo.

"Durante o final de semana, devido às condições adversas do mar, a equipe de recuperação da SpaceX não conseguiu garantir o propulsor central em sua viagem de volta", declarou a empresa de Elon Musk em comunicado oficial. "À medida em que as condições pioravam com ondas de dois a três metros de altura, o propulsor não conseguiu ficar de pé e, embora esperássemos trazê-lo de volta intacto, a segurança de nossa equipe sempre tem precedência", continuou.

Esse transporte estava sendo feito "na raça", pois o robô que a SpaceX costuma usar para proteger os propulsores nesse transporte marítimo não é compatível com o núcleo central do Falcon Heavy, que é maior e precisaria de um robô próprio para suas dimensões e particularidades. Para futuras missões com o foguete, espera-se que a empresa atualize tanto o robô quanto o núcleo central, garantindo assim o retorno bem sucedido de todos os três propulsores após o próximo lançamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fonte: The Verge

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*