Publicidade

1º lançamento comercial com o Falcon Heavy é feito com sucesso nesta quinta (11)

Por| 11 de Abril de 2019 às 20h30

Link copiado!

Charles W Luzier/Reuters
Charles W Luzier/Reuters
Tudo sobre SpaceX

No início do ano passado, a SpaceX fez história ao lançar o poderoso foguete Falcon Heavy ao espaço levando consigo um Tesla Roadster para demonstrar os poderes da empresa espacial de Elon Musk. Agora, o Falcon Heavy fez seu primeiro lançamento comercial com sucesso, levando à órbita da Terra o satélite de telecomunicações Arabsat-6A, que fornecerá serviços de televisão, rádio, celular e banda larga em todo o Oriente Médio, Europa e África.

"Este satélite fortalecerá nossa frota existente que oferece serviço de comunicações móveis e terrestres a milhões de pessoas em toda a região", disse Khalid Balkheyour, CEO da Arabsat. "Estamos ansiosos para oferecer serviços de Internet, televisão e rádio ainda melhores aos nossos clientes", disse à imprensa.

Além da missão de, obviamente, lançar o satélite com sucesso à órbita do planeta, a SpaceX teve uma segunda missão com este lançamento, que era recuperar os três propulsores do primeiro estágio do foguete reutilizável — no ano passado, o voo inaugural do Heavy devolveu dois propulsores, apenas. E essa segunda missão foi concluída com sucesso, com os três retornando em segurança.

Continua após a publicidade

Agora, é provável que os engenheiros da SpaceX reformem os propulsores laterais do estágio, adicionando um novo central, para preparar o Heavy para seu próximo lançamento, que deverá acontecer em junho ou julho, quando a empresa lançará mais de uma dúzia de satélites da Força Aérea dos EUA.

Fonte: CBS News