Publicidade

Olimpíadas 2024 | Fotos de satélite mostram locais dos jogos de Paris

Por  | 

Compartilhe:
Airbus DS (2023), processed by ESA
Airbus DS (2023), processed by ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou uma série de fotos do centro de Paris em comemoração ao início das Olimpíadas 2024 na sexta (26). As imagens em alta resolução mostram a capital francesa pelos “olhos” da dupla de satélites da constelação Pléiades Neo, da Airbus Defence and Space.

Segundo a ESA, as imagens têm resolução de 30 cm, o suficiente para permitir a identificação de locais famosos em Paris e das instalações montadas para os jogos a alguns quilômetros da Vila Olímpica em Saint-Denis, no norte da cidade.

As imagens são interativas, e permitem que os usuários aumentem o zoom nos locais onde vão ocorrer as atividades esportivas. Um deles é a Arena Bercy, instalação com design de pirâmide localizada no 12º distrito de Paris; é ali que ocorrem as apresentações de ginástica artísticas, trampolim e partidas de basquete.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os satélites registraram também a Catedral de Notre-Dame, um dos marcos da cidade que foram destacados durante a abertura dos Jogos. Naquele dia, os sinos da catedral foram tocados pela primeira vez desde o incêndio que atingiu as instalações há cinco anos.

Outra foto destaca a estrutura oval de Stade de France. O Centro Aquático, uma das instalações permanentes construídas para os Jogos, aparece no lado esquerdo. Claro que a Torre Eiffel não poderia ficar de fora, e aparece na direção nordeste; duas arenas temporárias para os Jogos foram construídas ali.

Também na direção nordeste está o Hôtel des Invalides, complexo que abriga museus e monumentos relacionados à história militar francesa. Na direção norte está a Esplanade des Invalides, um grande local a céu aberto que conta com a linha de chegada das maratonas olímpicas.

As fotos foram feitas pelos satélites gêmeos da constelação Pléiades Neo. Eles capturam imagens de alta resolução com agilidade e grande volume de dados, que podem ser usadas tanto para fins militares quanto para planejamento urbano e ambiental.

Para explorar as imagens, é só acessar o site da Agência Espacial Europeia.

Fonte: ESA