Publicidade

Olhe para o céu! Teremos três chuvas de meteoros épicas esperadas para julho

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash/Montagem Canaltech
Unsplash/Montagem Canaltech

Entusiastas das chuvas de meteoros, podem comemorar: o céu será iluminado por três desses fenômenos até o fim de julho. As chuvas Perseidas, Delta Aquáridas e Alfa Capricornídeas estão previstas para acontecer nesta segunda quinzena do mês.

Alfa Capricornídeas

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Visível no céu desde 12 de julho, a Alfa Capricornídeas deve permanecer ativa até 12 de agosto. O pico do evento, no entanto, está previsto para ocorrer entre os dias 29 e 30 de julho, quando a Lua estará na fase crescente, com baixa iluminação.

Essa fase do satélite natural favorece a observação dos meteoros, especialmente por volta das 22h.

Com origem no cometa 169P/NEAT — que orbita o Sol a cada 4,2 anos e tem trajetória associada à constelação de Capricórnio —, a Alfa Capricornídeas costuma gerar cerca de 5 meteoros por hora no seu pico. No entanto, esses meteoros tendem a ser bastante luminosos, o que facilita a observação.

Perseidas

Considerada a chuva de meteoros mais popular do ano, a Perseidas tem um período de atividade que se inicia em 17 de julho e vai até 23 de agosto — com pico previsto entre os dias 12 e 13 de agosto.

As partículas que cruzam o céu nesse período se originaram do cometa Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 133 anos. O ponto de onde os meteoros parecem surgir no céu — chamado de radiante — está localizado próximo às constelações de Perseu, Cassiopeia e Camelopardalis.

Durante o auge da atividade, que acontecerá com a Lua em fase crescente, a chuva pode produzir entre 50 e 75 meteoros por hora. O melhor horário para observação é entre a meia-noite e o amanhecer, quando o céu está mais escuro.

Continua após a publicidade

Delta Aquáridas

A Delta Aquáridas ocorre entre os dias 18 de julho e 12 de agosto. Essa chuva de meteoros é originada pelo cometa 96P/Machholz, que completa uma órbita ao redor do Sol a cada 5,27 anos e tem trajetória relacionada à constelação de Aquário.

O pico da Delta Aquáridas também está previsto para ocorrer entre os dias 29 e 30 de julho, sob uma Lua crescente. Durante esse período, espera-se a passagem de 20 a 25 meteoros por hora, embora esses meteoros sejam geralmente menos brilhantes, sem caudas visíveis ou bolas de fogo.

Continua após a publicidade

O melhor momento para observar essa chuva também será entre a meia-noite e o amanhecer.

Leia mais: 

VÍDEO | COMO TIRAR FOTO DA LUA COM SEU CELULAR?

Continua após a publicidade

Fonte: American Meteor Society