Saiba o que o telescópio James Webb está observando agora

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Março de 2024 às 15h52

NASA/STScI
Tudo sobre NASA

Já se perguntou o que o telescópio James Webb, o maior observatório da NASA, está observando agora? Uma forma de descobrir é com o site Space Telescope Live, desenvolvido pelo Instituto de Ciência do Telescópio Espacial em 2016 para a agência espacial, para mostrar em tempo real atualizações sobre o que os “olhos” do Hubble estavam vendo.

Os recursos e a interface da ferramenta foram atualizados. Agora, os usuários podem acessar rapidamente informações atualizadas sobre as observações passadas, atuais e futuras tanto do Webb quanto do Hubble

No site, é possível descobrir qual planeta, estrela, galáxia e até a região que cada telescópio está observando. Quer mais? Pois saiba que a ferramenta indica também as coordenadas dos alvos, os instrumentos científicos usados, o cronograma das observações e, principalmente, o que os cientistas querem descobrir com elas.

A ferramenta também traz informações sobre observações de programas científicos aprovados. Ao explorar os recursos, você pode descobrir mais sobre os alvos observados hoje e sobre aqueles já estudados no passado — incluindo as primeiras observações do Webb e do Hubble, feitas pouco após o ínicio das suas operações.

Vale lembrar que os dados do Webb e do Hubble passam por processamento e análises preliminares antes de serem liberados para o público. Por isso, a ferramenta não permite acessar em tempo real as imagens capturadas pelos telescópios, mas exibe dados e informações fascinantes sobre eles.

Para explorar as observações do Hubble e James Webb, é só acessar o site Space Telescope Live e clicar no nome do telescópio desejado. A ferramenta funciona em dispositivos móveis e em desktops.