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O dia em que o primeiro brasileiro foi ao espaço a bordo de nave russa até a ISS

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

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Na noite de 29 de março de 2006, as atenções estavam voltadas ao Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para a decolagem da Missão Centenário rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Para o Brasil, essa viagem tinha um elemento especial: era a primeira vez que um astronauta brasileiro viajaria ao espaço.

Natural da cidade de Bauru (SP), Marcos Pontes foi escolhido para representar o Brasil na missão que celebrou os 100 anos do voo de Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, em Paris — feito que o consagrou como o “pai da aviação”.

Pontes viajou a bordo da espaçonave Soyuz TMA-8, ao lado do cosmonauta russo Pavel Vinogradov e do astronauta norte-americano Jeffrey Williams. Mas o caminho até o voo envolveu diversas etapas de preparação.

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Treinamento na NASA

Em junho de 1998, graças ao Acordo Intergovernamental da Estação Espacial Internacional, o Brasil ganhou o direito de indicar um candidato ao programa espacial dos Estados Unidos. O selecionado foi Marcos Pontes.

Até então, Pontes possuía graduação em engenharia aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, e mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia.

Ele integrou o Grupo 17 de treinamento de astronautas da NASA, participando de atividades no Centro Espacial Lyndon B. Johnson entre 1998 e 2000. Ao fim do curso, foi oficialmente declarado astronauta.

A previsão inicial era de que o brasileiro embarcasse para a ISS em 2001, com a missão de instalar um módulo brasileiro chamado Express Pallet. No entanto, o projeto foi adiado devido a atrasos por parte do Brasil. Uma nova oportunidade surgiu em 2003, mas o trágico acidente do ônibus espacial Columbia causou a suspensão dos voos e novo adiamento da missão.

Parceria com a Roscosmos

Após a interrupção das operações da NASA em decorrência do acidente, a Agência Espacial Brasileira (AEB) firmou, em outubro de 2005, uma parceria com a agência espacial russa Roscosmos. O acordo previa um investimento de US$ 10 milhões para que Marcos Pontes viajasse a bordo da nave Soyuz.

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Desta vez, a preparação aconteceu na Cidade das Estrelas, centro de treinamento dos cosmonautas na Rússia. Cerca de quatro meses depois, chegou a hora de decolar rumo ao espaço.

O dia do voo

A decolagem de Marcos Pontes, Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams ocorreu às 20h30 (horário de Brasília) do dia 29 de março de 2006. Na bagagem, o brasileiro levou aproximadamente 15 kg de cargas da AEB, contendo instrumentos para realizar oito experimentos científicos de instituições brasileiras.

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Além dos equipamentos, Pontes também levou uma bandeira do Brasil, uma camiseta da Seleção Brasileira, uma réplica do chapéu Panamá e um lenço original de Alberto Santos Dumont.

Ao desembarcar na ISS em 1º de abril, Pontes carregava em mãos uma flâmula brasileira, representando oficialmente o país — item que o acompanharia durante toda a missão e no retorno à Terra.

No total, foram oito dias na Estação Espacial Internacional. Além de realizar os experimentos científicos previstos, o astronauta gravou diversos vídeos, tirou mais de 2 mil fotos e orbitou a Terra 155 vezes.

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O retorno aconteceu no dia 8 de abril, junto com o russo Valery Tokarev e o norte-americano William McArthur, integrantes da Expedição 12. Os astronautas pousaram no Cazaquistão e, como de praxe, passaram por um período de readaptação à gravidade terrestre.

Com o voo do dia 29 de março de 2006, Marcos Pontes colocou o Brasil para sempre na história da astronomia mundial.

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Fonte: FAB; Agência Brasil