O céu não é o limite! | Solstício, rochas estranhas em Marte, buracos negros e+
Por Daniele Cavalcante • Editado por Luciana Zaramela |
Nas principais notícias astronômicas da semana, tivemos o solstício de inverno, rochas estranhas encontradas em Marte e buracos negros supermassivos do jeito que os astrônomos nunca viram antes. Também destacamos a belíssima imagem de São Paulo vista da Estação Espacial Internacional (ISS).
Solstício de Inverno
Na quinta-feira (20), o solstício deu início ao inverno no hemisfério Sul (e ao verão para o hemisfério Norte). O solstício de 2024 foi o que chegou mais cedo nos últimos 228 anos. Mas isso não foi nenhuma surpresa, já que há décadas o evento ocorre cada vez com maior antecedência que nos séculos anteriores.
Durante o solstício de inverno, vivenciamos a noite mais longa do ano e, após isso, os dias começam a se alongar até o solstício de verão. Essas mudanças são mais notáveis longe do equador, ou seja, em latitudes mais altas.
Rocha branca e "pipoca" em Marte
A NASA divulgou uma foto de Marte onde o rover Perseverance encontrou rochas inéditas na região chamada Bright Angel. A peculiaridade está na cor e textura do objeto: é claro e tem pequenas fendas e esferas. Os cientistas, em tom de brincadeira, apelidaram a rocha de "pipoca" devido a essas características nunca vistas antes em Marte.
Outra rocha "diferentona" é ainda mais clara, cor clara em Marte, nomeada “Ponto Atoko” em referência a uma estrutura no Grand Canyon. A cor incomum da rocha se destaca entre as escuras de Monte Washburn, onde o rover estava em maio, e pode fornecer pistas importantes sobre o passado de Marte.
Quasares e buraco negro inéditos
Duas grandes descobertas cosmológicas anunciadas nesta semana envolvem buracos negros supermassivos. A primeira delas é a detecção de dois quasares em fusão no universo primitivo, algo nunca visto antes.
A segunda notícia cosmológica que ganhou destaque é a descoberta de outro buraco negro supermassivo despertando. Isso significa que ele está iniciando seu "banquete", ou seja, uma boa quantidade de matéria está caindo nele. Também é a primeira vez que os astrônomos fazem uma detecção desse acontecimento.
Quasares são buracos negros supermassivos que consomem tanta matéria que se tornam mais brilhantes do que as próprias galáxias que os abrigam. Em contraste, se o quasar é um banquete com o prato principal, o despertar de um buraco negro seria como as primeiras mordidas em um aperitivo.
São Paulo vista da ISS
O astronauta Donald R. Pettit, da NASA, compartilhou uma foto noturna de São Paulo, tirada em maio de 2003 durante sua primeira missão espacial. Na ocasião, ele estava a bordo do ônibus espacial Endeavour.
A imagem mostra as luzes da cidade visíveis do espaço.