O brilho desta anã branca "ligou" e "desligou" em intervalo de tempo recorde

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Outubro de 2021 às 12h17

NASA

Pela primeira vez, pesquisadores da Durham University, no Reino Unido, observaram uma anã branca “ligar” e “desligar” em um intervalo de apenas 30 minutos. Eles usavam o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA para estudar o sistema binário TW Pictoris, a 1.400 anos-luz de distância da Terra, quando viram o objeto sofrer a queda abrupta do brilho para recuperá-lo em seguida.

Anãs brancas, o remanescente luminoso e compacto de uma estrela de massa solar que consumiu todo o seu combustível de hidrogênio, podem experimentar de queda e aumento no brilho, principalmente se formam um sistema binário conhecido como “estrela variável cataclísmica” — e é justamente esse o caso da TW Pictoris. Mas o normal é que isso ocorra ao longo de vários dias, ou até meses, e não alguns minutos. Os astrônomos suspeitam que o campo magnético da estrela esteja por trás do evento.

O campo gravitacional de objetos densos (anãs brancas, estrelas de nêutrons ou buracos negros) é a principal ferramenta que atua no processo de acreção, que é quando esses corpos acumulam matéria ao seu redor para “se alimentar”. Contudo, o campo magnético também parece importante nesses processos, embora ainda não seja totalmente compreendido pelos astrônomos.

No caso da anã branca do sistema TW Pictoris, há um disco de acreção formado pela matéria da estrela secundária (ou doadora, por sua matéria ser “sugada” pela companheira). Desse modo, a anã branca se alimenta de hidrogênio, o que eventualmente resulta em uma explosão conhecida como nova. Se a acreção de matéria continuar até atingir o limite crítico, ela entrará em processo de fusão descontrolada e explodirá em uma supernova do Tipo Ia.

Mas pouco se sabe sobre o papel do campo magnético em todo esse processo, e a TW Pictoris pode fornecer boas pistas. De acordo com o novo estudo, o modo "ligado" da anã branca, quando seu brilho é alto, ocorre quando ela se alimenta do disco de acreção como faria normalmente. De repente, algum mecanismo faz com que o campo magnético da anã branca gire tão rapidamente que uma barreira centrífuga impede que o combustível do disco de acreção continue caindo sobre ela.

Em outras palavras, é como se o campo magnético atuasse como uma porta giratória através da qual só é possível passar quando está parada, ou girando lentamente. Quando a porta gira em alta velocidade, qualquer coisa que tente atravessá-la vai colidir com a barreira. Assim, o gás da estrela secundária não alcança a anã branca e, por isso, seu brilho diminui. Em pouco tempo o sistema de “porta” é desativado e tudo volta ao normal.

Uma vez que as anãs brancas são comuns no universo, esse modelo poderia ajudar a descobrir em detalhes como o processo de acreção em estrelas de nêutrons ocorre. Para isso, será necessário encontrar outras amostragens que apresentem este mesmo processo para, então, replicá-lo em modelos matemáticos e simulações de computador.

O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.