Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O 1º satélite comercial totalmente reprogramável será lançado nesta sexta (30)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Julho de 2021 às 14h00

Link copiado!

Eutelsat
Eutelsat

Desenvolvido pela parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a operadora de satélites Eutelsat, o Eutelsat Quantum será o primeiro satélite comercial totalmente reprogramável — e será lançado hoje (30), a bordo do foguete Ariane 5. Diferente dos modelos convencionais, que, uma vez colocados em órbita, não podem ser atualizados de acordo com as novas demandas de comunicação, o satélite europeu permitirá que seus usuários façam adaptações em tempo real.

Um dos grandes dilemas quando se trata de satélites é a impossibilidade de atualizar esses equipamentos uma vez que são colocados em órbita. Conforme as demandas de transmissão de dado e de comunicação mudam aqui em solo, os satélites acabam se tornando obsoletos. Mas o Eutelsat Quantum é baseado na chamada tecnologia definida por software, a qual permite que o satélite mantenha-se adaptado às novas necessidades durante seu tempo de vida útil — estimado em 15 anos.

Continua após a publicidade

A Diretora de Telecomunicações e Aplicações da ESA, Elodie Vau, explica que, quando um satélite é lançado, a demanda e os mercados podem mudar com o tempo. "Um satélite que não é 'fixo' e pode se adaptar aos clientes nos dá melhores perspectivas", acrescenta Vau. O sucesso do lançamento e operação do Eutelsat Quantum poderá abrir um novo caminho para a produção em grande escala deste tipo de satélite que, até o momento, é único.

O Quantum poderá ser reprogramado enquanto orbita a Terra uma altitude fixa de 35 mil km, respondendo às mudanças e demandas de transmissão de dados e comunicações segurais — cada vez mais necessárias no mundo atual. Com 3,5 toneladas, o novo satélite tem oito feixes de comunicação e cada um deles permite a modificação de sua área de coberta, além da potência dos sinais emitidos. Isto significa que poderá ser usado para fornecer uma cobertura móvel de objetos em movimento, como aeronaves e navios, ou desastres naturais.

O Eutelsat Quantum faz parte da carga útil do foguete Ariane 5, previsto para ser lançado entre as 18h00 e 19h30 (horário de Brasília) desta sexta (30), a partir do Centro Espacial da Guiana, Guiana Francesa.

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org, ESA