Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Número recorde de inscritos a astronautas sobrecarrega seleção da ESA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Agosto de 2021 às 12h20

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Em fevereiro deste ano, a Agência Espacial Europeia (ESA) realizou uma convocação pública para aspirantes a astronautas, incluindo pessoas com deficiência física. As inscrições se encerram em junho, mas, diante do grande número de inscritos, a ESA informou que os candidatos precisarão aguarda, no mínimo, até o fim deste ano para saber se estão aptos às fases seguintes da seleção.

A convocação da ESA é uma iniciativa de tornar a agência um lugar mais diverso. Para isto, ela pretende aceitar de quatro a seis astronautas de carreira (funcionários permanentes) e cerca de 20 como reservas — que eventualmente poderão participar de missões espaciais curtas. No entanto, o grande número de inscrições demandará um pouco mais de tempo para analisar cada perfil com a devida atenção.

Continua após a publicidade

O chefe de medicina espacial do Centro Europeu de Astronautas (EAC, na sigla em inglês) da ESA, Guillaume Weerts, explica que a agência acredita firmemente que cada candidatura deve receber a atenção merecida. “Com o número considerável de candidaturas, simplesmente leva mais tempo do que inicialmente previsto", acrescenta Weerts.

Na última chamada, realizada em 2008, a ESA recebeu um total de 8.413 inscrições. Neste ano, o número de candidatos quase triplicou, com mais de 23 mil candidaturas recebidas. “Se você ainda não foi convidado, isso não significa necessariamente que sua inscrição não esteja sendo considerada. Pedimos sua paciência enquanto processamos as inscrições e emitimos esses convites”, explica Antonella Costa, mediadora dos Recursos Humanos da ESA.

Dos 23.000 inscritos, apenas 1.500 passarão para a fase seguinte — um dia inteiro de testes em uma das instalações da ESA pela Europa. Até o fim do ano, estes candidatos serão convocados “progressivamente” para evitar aglomerações nesta etapa. Existem seis fases principais em todo o processo de seleção que avaliarão as capacidades físicas e cognitivas dos potenciais astronautas.

Mesmo aprovados nestas etapas, os candidatos ainda passarão por três fases de testes práticos e por duas rodadas de entrevistas antes de, finalmente, serem selecionados e habilitados como astronautas da ESA — o que deve acontecer em meados do próximo ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, ESA