Núcleo de quasar a 7 bilhões de anos-luz é revelado pelo Event Horizon Telescope

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Fevereiro de 2023 às 18h17

ESO, M. Kornmesser

Novas imagens do Event Horizon Telescope (EHT) trouxeram detalhes incríveis de um quasar localizado a 7,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. A pesquisa ajudará os astrônomos a descobrir como esses objetos são alimentados e como emitem suas luzes espetaculares.

Quasares são galáxias que possuem um centro altamente ativo, emitindo radiação intensa na forma de ondas de rádio — por isso também são chamadas de radiogaláxias. No coração de um quasar está um buraco negro supermassivo alimentando-se de matéria. Essas luzes se formam graças ao material massivo que cai constantemente no buraco negro. Boa parte dessa matéria fica presa no disco de acreção, onde se transforma em plasma e gira ao redor do equador do titã supermassivo.

Além disso, uma parte do plasma desse disco é conduzido pelos campos magnéticos em direção aos polos do buraco negro, de onde é arremessada em direção ao espaço intergaláctico na forma de um jato relativístico — ou seja, em velocidade comparável à da luz. O brilho desses jatos e discos é tão brilhante que pode superar milhares de vezes o brilho de uma galáxia como a Via Láctea. Por isso, quasares são considerados os maiores emissores de energia do universo.

Contudo, os cientistas não sabem muitos detalhes sobre como esses processos ocorrem. Por isso, as novas imagens do EHT podem ser muito úteis nesse aprendizado sobre a física dos quasares.

Nos últimos anos, vimos um pouco do poder do EHT: trata-se do projeto que nos trouxe as imagens dos buracos negros supermassivos M87* e Sagitário A*. Agora, a resolução do EHT aproximou o quasar NRAO 530 a ponto de vermos "os detalhes da estrutura da fonte em uma escala tão pequena quanto um único ano-luz", segundo o Dr. Maciek Wielgus, co-líder do estudo.

As imagens mostram uma região brilhante na extremidade sul do jato, onde os pesquisadores acreditam que seja "núcleo" da emissão de rádio, isto é, o ponto em que o jato é lançado em comprimento de onda de rádio. Este núcleo tem dois componentes invisíveis em comprimentos de onda de luz mais longos, mas muito brilhante nas observações do EHT.

Com esses detalhes, a equipe da pesquisa conseguiu determinar a polarização da luz (a orientação dos fótons de luz) emitida por diferentes partes da estrutura. Assim, eles puderam mapear os campos magnéticos no jato e encontraram evidências de que ele tenha uma estrutura helicoidal e “muito bem ordenado", disseram os autores do estudo.

A pesquisa foi publicada no The Astrophysical Journal.

Fonte: The Astrophysical JournalEvent Horizon Telescope