Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Núcleo de quasar a 7 bilhões de anos-luz é revelado pelo Event Horizon Telescope

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Fevereiro de 2023 às 18h17

Link copiado!

ESO, M. Kornmesser
ESO, M. Kornmesser

Novas imagens do Event Horizon Telescope (EHT) trouxeram detalhes incríveis de um quasar localizado a 7,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. A pesquisa ajudará os astrônomos a descobrir como esses objetos são alimentados e como emitem suas luzes espetaculares.

Quasares são galáxias que possuem um centro altamente ativo, emitindo radiação intensa na forma de ondas de rádio — por isso também são chamadas de radiogaláxias. No coração de um quasar está um buraco negro supermassivo alimentando-se de matéria. Essas luzes se formam graças ao material massivo que cai constantemente no buraco negro. Boa parte dessa matéria fica presa no disco de acreção, onde se transforma em plasma e gira ao redor do equador do titã supermassivo.

Além disso, uma parte do plasma desse disco é conduzido pelos campos magnéticos em direção aos polos do buraco negro, de onde é arremessada em direção ao espaço intergaláctico na forma de um jato relativístico — ou seja, em velocidade comparável à da luz. O brilho desses jatos e discos é tão brilhante que pode superar milhares de vezes o brilho de uma galáxia como a Via Láctea. Por isso, quasares são considerados os maiores emissores de energia do universo.

Continua após a publicidade

Contudo, os cientistas não sabem muitos detalhes sobre como esses processos ocorrem. Por isso, as novas imagens do EHT podem ser muito úteis nesse aprendizado sobre a física dos quasares.

Nos últimos anos, vimos um pouco do poder do EHT: trata-se do projeto que nos trouxe as imagens dos buracos negros supermassivos M87* e Sagitário A*. Agora, a resolução do EHT aproximou o quasar NRAO 530 a ponto de vermos "os detalhes da estrutura da fonte em uma escala tão pequena quanto um único ano-luz", segundo o Dr. Maciek Wielgus, co-líder do estudo.

As imagens mostram uma região brilhante na extremidade sul do jato, onde os pesquisadores acreditam que seja "núcleo" da emissão de rádio, isto é, o ponto em que o jato é lançado em comprimento de onda de rádio. Este núcleo tem dois componentes invisíveis em comprimentos de onda de luz mais longos, mas muito brilhante nas observações do EHT.

Continua após a publicidade

Com esses detalhes, a equipe da pesquisa conseguiu determinar a polarização da luz (a orientação dos fótons de luz) emitida por diferentes partes da estrutura. Assim, eles puderam mapear os campos magnéticos no jato e encontraram evidências de que ele tenha uma estrutura helicoidal e “muito bem ordenado", disseram os autores do estudo.

A pesquisa foi publicada no The Astrophysical Journal.

Fonte: The Astrophysical JournalEvent Horizon Telescope