Novo registro no melhor estilo "pálido ponto azul" é feito pela NASA

Por Patrícia Gnipper | 16 de Maio de 2018 às 09h33
NASA
Tudo sobre

NASA

Em 1990, a sonda Voyager 1, quando estava a seis bilhões de quilômetros da Terra, teve suas câmeras programadas a pedido de Carl Sagan para fazer um retrato longínquo da Terra. Essa foto histórica ficou conhecida como "pálido ponto azul" (ou "pale blue dot", no original em inglês), mostrando nosso planeta com um tamanho menor do que um pixel azulado em meio à escuridão. Agora, uma nova versão dessa imagem icônica acaba de ser registrada e divulgada pela NASA.

No início de maio, a agência espacial dos EUA lançou a missão InSight com destino a Marte. A sonda, que estudará os "terremotos" marcianos, foi acompanhada por dois satélites CubeSats com a função de auxiliar a comunicação do aparelho principal com os cientistas terráqueos. E um deles, o Mars Cube One (que foi carinhosamente apelidado de Wall-E), tirou a nova foto distante da Terra a mais de 800 mil quilômetros de nosso planeta.

A releitura de "pálido ponto azul", com explicações em inglês (Foto: NASA)

Na imagem, vemos a Terra como um ponto azul e brilhante e, logo ao lado, um outro pontinho enfraquecido que, na verdade, é a nossa Lua. A ideia de tirar tal foto não foi meramente a título de curiosidade, mas, em princípio, a fim de testar a antena do CubeSat. Porém, além de comprovar que tudo está funcionando direitinho, ainda fomos presenteados com mais este registro histórico.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Considere [a foto] como uma homenagem à Voyager", declarou Andy Klesh, engenheiro-chefe da missão. "Os CubeSats nunca estiveram tão longe no espaço, então isso é um grande marco histórico", completa.

A clássica foto "pálido ponto azul" da Voyager, indicando onde está a Terra (Foto: NASA)

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.