Novo protótipo do veículo Starship está quase pronto para mais testes da SpaceX
Por Daniele Cavalcante |
A SpaceX está quase pronta para começar a testar seu terceiro protótipo de sua espaçonave gigante, a Starship. Batizado como SN3, este será o terceiro protótipo a passar pelo experimento - os anteriores foram o Mk.1 e o SN1, que explodiram durante testes de pressão.
Durante os novos testes, a SpaceX tentará validar a nave e seus motores Raptor no espaço. Elon Musk, CEO da empresa, compartilhou recentemente uma foto dos componentes do SN3 em seu perfil no Twitter. Em seguida, esses elementos foram montados e enviados às instalações de teste da SpaceX em Boca Chica, Texas. Por fim, o protótipo foi transferido para a plataforma de lançamento por guindaste.
Como seus antecessores, o próximo passo para o SN3 serão os testes com carga criogênica. Isso significa que os tanques de metano e oxigênio da espaçonave serão preenchidos com um líquido criogênico (provavelmente nitrogênio líquido). Foi durante esse teste que os protótipos anteriores falharam acabaram explodindo.
Em uma declaração anterior, Musk anunciou que o SN3 seria usado para testes estáticos e voos curtos. Para testes de voos mais longos, teremos que aguardar a vez do SN4, que deve subir até 20 km acima da superfície terrestre. Se tudo correr bem com esses protótipos, a empresa seguirá para as próximas etapas do desenvolvimento da espaçonave.
Guia de usuário da Starship
A SpaceX lançou um guia de usuário da Starship para aqueles que pretendem utilizar os serviços de transporte que a espaçonave oferecerá quando estiver pronta. A empresa desenvolverá variantes do veículo espacial para transportar cargas e seres humanos a destinos como a Lua e Marte.
Em sua versão de transporte de carga, a Starship também será capaz de levar equipamentos rapidamente de um ponto a outro ao redor da Terra. Já na versão de tripulação a nave poderá acomodar até 100 passageiros, oferecendo “cabines particulares, grandes áreas comuns, armazenamento centralizado, abrigos contra tempestades solares e uma plataforma para observação”, de acordo com o guia.
Ainda não há informações sobre os preços, mas os clientes em potencial poderão começar a estudar o novo guia e considerar a Starship um possível meio de transporte em um futuro breve - mais precisamente no ano que vem, se tudo correr de acordo com os planos da SpaceX.
Fonte: Universe Today