Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo "caçador de exoplanetas" está pronto para ser lançado na segunda (16)

Por| 13 de Abril de 2018 às 15h04

Link copiado!

Novo "caçador de exoplanetas" está pronto para ser lançado na segunda (16)
Novo "caçador de exoplanetas" está pronto para ser lançado na segunda (16)
Tudo sobre NASA

O TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), sucessor do telescópio espacial Kepler, já está pronto para ser lançado ao espaço na próxima segunda-feira (16) pela NASA. O lançamento contará com o impulso de um foguete Falcon 9, da SpaceX.

O Kepler, lançado em 2009, vai "morrer" em breve, assim que seu estoque de combustível acabar – o que deve acontecer dentro de poucos meses. Com ele, a ciência já conseguiu descobrir pelo menos 2.245 exoplanetas, com mais 2.342 no processo de confirmação.

A expectativa é de que o TESS não somente siga os passos do Kepler, como ainda supere as descobertas de seu antecessor. De acordo com a NASA, o TESS tem a capacidade de pesquisar uma área 350 vezes maior do que o Kepler, e é possível que o novo telescópio espacial descubra mais 20 mil exoplanetas em seus dois primeiros anos de operação.

São necessários pelo menos dois meses após o lançamento para que o TESS seja devidamente manobrado na órbita da Terra, e começar a testar suas câmeras. O novo telescópio caçador de exoplanetas vai usar o mesmo método de analisar o trânsito de objetos passando em frente a estrelas para detectar esses planetas. A frequência de repetição da aparição desses objetos em frente à estrela indica a velocidade de sua órbita, enquanto a quantidade de luz bloqueada durante o trânsito revela o tamanho do planeta em questão.

Continua após a publicidade

Contudo, em vez de analisar estrelas distantes em uma pequena área do espaço, como é feito com o Kepler, o TESS também observará estrelas mais próximas, sendo otimizado para analisar estrelas menores e mais frias, além de tudo.

Fonte: New Scientist