Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo asteroide fica perto de nós nesta quinta (24), mas não precisa se preocupar

Por| 23 de Setembro de 2020 às 12h24

Link copiado!

urikyo33
urikyo33

Nesta quinta-feira (24), o asteroide 2020 SW fará uma rápida passagem nos arredores da Terra, e o momento de maior aproximação será durante a manhã. O objeto espacial tem até dez metros de diâmetro e realizará seu sobrevoo a uma velocidade de 7,8 km/s. Mas pode ficar tranquilo: de acordo com os últimos cálculos feitos pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), o 2020 SW não vai atingir nosso planeta!

Este asteroide é considerado um Objeto Próximo à Terra (NEO), o que significa que sua órbita quase se encontra com a da Terra de tempos em tempos. Esses asteroides são monitorados através de observações de alta precisão, e a órbita deles é definida de forma precisa, também. Então, nesta quinta-feira (24), o 2020 SW estará a uma distância aproximada de 28 mil quilômetros da Terra — o que equivale a 0,0730 distâncias lunares.

Confira abaixo a trajetória do asteroide nesta aproximação de 2020:

Continua após a publicidade

A imagem acima mostra a trajetória do SW 2020 um dia antes do momento de maior proximidade com a Terra, que irá se estender por 1,5 dias. O traço em vermelho indica o caminho feito por ele, e a curva representa o movimento do ponto sub-asteroide da Terra também neste período. O momento em que estará mais brilhante será durante a passagem pelo oceano Pacífico, indicado por um losango amarelo. Já o quadrado branco indica o momento de maior aproximação, que ocorrerá na costa da Patagônia.

Veja a órbita do asteroide em amarelo nesta animação da Agência Espacial Europeia (ESA):

Continua após a publicidade

Depois da passagem, o objeto vai seguir viagem em direção ao Sol e não vamos mais poder observá-lo por um bom tempo. Esta não é a primeira vez que o SW 2020 nos visita: ele já passou pela Terra em 1982, e deverá aparecer nas redondezas outra vez apenas em 2041.

Você pode observar a aproximação do asteroide em uma live do projeto Virtual Telescope, com apresentação do astrônomo Gianluca Masi. A transmissZao começa hoje (23) às 19h (horário de Brasília); no site do Virtual Telescope para acessá-la.

Fonte: The Sky Live (1, 2), Virtual Telescope, ESA