Novo asteroide fica perto de nós nesta quinta (24), mas não precisa se preocupar

Novo asteroide fica perto de nós nesta quinta (24), mas não precisa se preocupar

Por Danielle Cassita | 23 de Setembro de 2020 às 12h24
urikyo33

Nesta quinta-feira (24), o asteroide 2020 SW fará uma rápida passagem nos arredores da Terra, e o momento de maior aproximação será durante a manhã. O objeto espacial tem até dez metros de diâmetro e realizará seu sobrevoo a uma velocidade de 7,8 km/s. Mas pode ficar tranquilo: de acordo com os últimos cálculos feitos pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), o 2020 SW não vai atingir nosso planeta!

Este asteroide é considerado um Objeto Próximo à Terra (NEO), o que significa que sua órbita quase se encontra com a da Terra de tempos em tempos. Esses asteroides são monitorados através de observações de alta precisão, e a órbita deles é definida de forma precisa, também. Então, nesta quinta-feira (24), o 2020 SW estará a uma distância aproximada de 28 mil quilômetros da Terra — o que equivale a 0,0730 distâncias lunares.

Confira abaixo a trajetória do asteroide nesta aproximação de 2020:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A trajetória do SW 2020 (Imagem: Reprodução/ESA)

A imagem acima mostra a trajetória do SW 2020 um dia antes do momento de maior proximidade com a Terra, que irá se estender por 1,5 dias. O traço em vermelho indica o caminho feito por ele, e a curva representa o movimento do ponto sub-asteroide da Terra também neste período. O momento em que estará mais brilhante será durante a passagem pelo oceano Pacífico, indicado por um losango amarelo. Já o quadrado branco indica o momento de maior aproximação, que ocorrerá na costa da Patagônia.

Veja a órbita do asteroide em amarelo nesta animação da Agência Espacial Europeia (ESA):

Depois da passagem, o objeto vai seguir viagem em direção ao Sol e não vamos mais poder observá-lo por um bom tempo. Esta não é a primeira vez que o SW 2020 nos visita: ele já passou pela Terra em 1982, e deverá aparecer nas redondezas outra vez apenas em 2041.

Você pode observar a aproximação do asteroide em uma live do projeto Virtual Telescope, com apresentação do astrônomo Gianluca Masi. A transmissZao começa hoje (23) às 19h (horário de Brasília); clique aqui para acessá-la.

Fonte: The Sky Live (1, 2), Virtual Telescope, ESA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.