Publicidade

Nova foto mostra galáxias a caminho de colisão

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA
CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA

As galáxias NGC 1532 e 1531 estão a caminho de uma colisão. O processo foi registrado pela câmera Dark Energy, do telescópio Víctor M. Blanco, que capturou as influências gravitacionais mútuas entre a primeira galáxia, do tipo espiral, e sua vizinha, galáxia do tipo anã.

As fusões, causadas por galáxias que absorvem suas vizinhas, são processos necessários para que elas cresçam e evoluam ao longo de bilhões de anos. O início da fusão entre a NGC 1532 e a NGC 1531 aparece na foto abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na imagem, a grande galáxia espiral é NGC 1532, localizada a 55 milhões de anos-luz de nós. Em nossa perspectiva, os braços dela aparecem na lateral, com o mais próximo levemente apontado para baixo, e o mais distante, para cima. Este braço parece estar puxando NGC 1531, a galáxia anã vizinha.

Apesar de ser pequena, esta galáxia está exercendo forte influência gravitacional em sua vizinha maior. Este efeito distorceu um de seus braços, que aparece projetado para cima do plano galáctico. Eventualmente, elas vão se fundir, dando origem a uma única galáxia. Enquanto isso não acontece, a imagem mostra como grandes galáxias evoluem ao devorar as menores, absorvendo suas estrelas e a matéria que vai servir para novos processos de formação estelar.

Vale lembrar que a fusão que ocorre entre uma galáxia grande e uma menor é um processo bem diferente daquele entre duas grandes galáxias espirais, como o que vai acontecer com a Via Láctea e Andrômeda em alguns bilhões de anos. Neste último caso, a colisão entre elas forma uma galáxia totalmente nova, com formato e características próprias.

Fonte: NOIRLab