Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova cratera em Marte parece ter sido formada há poucos anos

Por| Editado por Rafael Rigues | 09 de Maio de 2022 às 12h30

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/UArizona
NASA/JPL-Caltech/UArizona

Uma nova cratera de impacto parece ter se formado há poucos anos na superfície de Marte. A formação foi identificada comparando duas imagens de uma região do planeta vermelho produzidas em 2018 e 2020 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

Ainda não há dados sobre o tamanho da cratera ou sua profundidade, mas de acordo com a equipe do instrumento High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), que equipa a MRO, imagens de acompanhamento (como a que rendeu a identificação da formação) serão essenciais para coletar medidas e identificar os compostos presentes, como o gelo, por exemplo.

Continua após a publicidade

A cratera fica perto do equador de Marte, e a foto foi feita perto da tarde. Além disso, há grandes áreas cobertas por poeira em toda a região. Portanto, embora a foto mostre algumas formações claras e brilhantes espalhadas pela cratera, é pouco provável que estas estruturas sejam formadas por gelo.

Vale lembrar a foto foi feita usando uma série de filtros, aplicados para destacar as formações minerais em Marte através de cores diferentes daquelas que nossos olhos veriam. Este método é necessário porque a HiRISE estuda Marte em um comprimento diferente de onda do espectro eletromagnético, e dá destaque às características entre diferentes materiais e texturas.

Geralmente, novas crateras são identificadas por meio das imagens do instrumento Context Camera e dos dados de acompanhamento coletados pela HiRISE. Através dos dados destas e outras câmeras, os cientistas estimam que a superfície marciana é atingida por aproximadamente 200 impactos a cada ano, sendo que a maioria deles é causada por pequenos objetos.

A MRO vem estudando a atmosfera e a superfície de Marte desde 2006, atuando também como uma estação de transmissão de dados para outras missões. Recentemente, a NASA concedeu uma nova extensão à missão da MRO, que seguirá investigando a evolução da superfície do planeta, sua geologia e atmosfera, entre outras características.

Continua após a publicidade

Fonte: HiRISE