Publicidade

Nave que fabricou remédios no espaço é autorizada a voltar à Terra

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Varda Space Industries
Varda Space Industries

“fábrica de remédios” da Varda Space Industries está no espaço desde o ano passado, e finalmente pode voltar para a Terra. A empresa recebeu aprovação regulatória que permite a reentrada da cápsula W-Series 1, repleta de cristais de medicamentos produzidos na órbita do nosso planeta. 

Com a aprovação, a Varda planeja liberar a cápsula da espaçonave sobre as instalações de Teste e Treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos, em Utah, no dia 21 de fevereiro. Em seu interior, a cápsula conta com cristais de Ritonavir, medicamento usado no tratamento do HIV

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando o retorno acontecer, o esperado é que a espaçonave Photon, da Rocket Lab, seja queimada na atmosfera. Ela foi usada para abrigar a cápsula da Varda, um dispositivo em formato de cone, na órbita da Terra. 

Lançada há oito meses, o esperado era que a W-Series 1 voltasse para a Terra em julho de 2023. Só que, como a Varda Space Industries não conseguiu solicitar as autorizações regulatórias para a tentativa de pouso, a espaçonave permaneceu em órbita durante os últimos meses. 

A Varda é uma em meio a diferentes empresas procurando formas de explorar os benefícios da microgravidade para a produção de itens diversos, como medicamentos. Se o Ritonavir fosse produzido na Terra, a gravidade poderia afetar a formação dos seus cristais. Por outro lado, estas estruturas se formam com maior eficiência na microgravidade

Fonte: Via: SpaceNews