Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA vai transmitir ao vivo o pouso da sonda InSight em Marte no final do mês

Por| 16 de Novembro de 2018 às 08h43

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O primeiro pouso em solo marciano a acontecer em seis anos será o da sonda InSight, lançada rumo ao Planeta Vermelho em maio deste ano. A nave deve chegar a Marte no próximo dia 26 de novembro, com a transmissão acontecendo ao vivo pelo site da NASA para o mundo todo acompanhar esse momento histórico.

Este será o primeiro pouso em Marte desde que o rover Curiosity colocou seus "pés" por lá em 2012, e a InSight é a primeira missão da NASA que estudará o interior do planeta, retirando amostras abaixo da superfície marciana. A sonda medirá a produção de calor do planeta e também estudará os "marsquakes" (eventos sísmicos parecidos com os terremotos, mas que acontecem em Marte e ainda não se sabe exatamente como ou por quê).

"A sonda usará ondas sísmicas geradas pelos marsquakes para desenvolver um mapa do interior profundo do planeta. A visão resultante da formação de Marte nos ajudará a entender melhor como outros planetas rochosos, incluindo a Terra, foram criados", explicou a NASA. Os cientistas também esperam determinar a taxa de atividade tectônica, bem como os impactos de meteoritos em Marte.

Continua após a publicidade

A cobertura da agência espacial começa, na verdade, no dia 21 de novembro. Serão realizadas duas coletivas de imprensa nessa data e, no dia 25, a NASA fará uma atualização final antes da sessão de perguntas e respostas com a equipe da InSight. No dia 26 de novembro, entrevistas ao vivo estarão rolando na transmissão desde logo cedo, com a sonda devendo pousar em Marte por volta das 18h, horário de Brasília.

Fonte: Geek.com