Publicidade

NASA: risco de asteroide atingir a Terra em 2032 cai para 0,28%

Por  | 

Compartilhe:
N. Bartmann, ESO/M. Kornmesser, S. Brunier, N. Risinger
N. Bartmann, ESO/M. Kornmesser, S. Brunier, N. Risinger

O risco de o asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032 ficou ainda menor. A NASA anunciou em uma publicação no X/Twitter na quinta (20) que, agora, a probabilidade de o impacto acontecer é de 0,28%, ou 1 chance em 360. Antes, a estimativa anterior era de 1 em 67. 

“As observações do asteroide 2024 YR4 realizadas entre 19 e 20 de fevereiro reduziram ainda mais suas chances de impacto na Terra em 22 de dezembro de 2032 para 0,28%”, escreveu a NASA em um comunicado. 

Esta queda no risco do impacto vem alguns dias após as chances da colisão aumentarem para 3,1%, transformando o 2024 YR4 no objeto mais perigoso da Tabela de Riscos do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, a chance de 0,28% deixou o asteroide no nível 1 da chamada Escala de Torino, que tem várias categorias para avaliar o quão perigoso é um asteroide. Assim, o nível 1 indica que “a chance de colisão é extremamente baixa, sem motivos para atenção ou preocupação públicas”. 

Vale lembrar que estas mudanças já eram esperadas pelos cientistas. Conforme os astrônomos conseguem novos dados sobre o asteroide, o risco de impacto provavelmente iria subir e, depois, cairia. 

“Cada noite adicional de observações melhora nossa compreensão de onde o asteroide pode estar em 22 de dezembro de 2032, e ressalta a importância de coletar dados suficientes para que nossos especialistas em defesa planetária possam determinar futuros riscos à Terra”, acrescentou a NASA. 

Leia também:

Vídeo: A Lua está enferrujando?

Continua após a publicidade

Fonte: NASA