Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA recebe sinal do Opportunity, mas tudo não passou de um alarme falso

Por| 16 de Novembro de 2018 às 18h10

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Completamente inoperante e incomunicável desde junho, quando uma intensa tempestade de poeira recobriu Marte e impediu a entrada de raios solares na superfície, o rover Opportunity já foi praticamente dado como morto. O anúncio ainda não aconteceu porque a NASA está incorporando o espírito do "sou brasileiro e não desisto nunca" e segue tentando, de tudo quanto é jeito, conseguir algum sinal qualquer do robô antes de assinar seu atestado de óbito.

Só que ontem (15), a agência espacial se surpreendeu com um sinal identificado como proveniente do Opportunity que foi recebido pela Deep Space Network, deixando muita gente animada quanto a um renascimento do Opportunity.

Contudo (e infelizmente), logo em seguida a agência disse que o sinal, na verdade, não veio do rover. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA rapidamente esclareceu que o sinal não se tratava de um sopro de vida do Opportunity, explicando que testes de dados e até falsos positivos podem soar como se fossem uma transmissão real, dando a impressão de que o rover estaria ativo.

Continua após a publicidade

Mas "nosso trabalho para restabelecer a comunicação [com o rover] continua", afirma a agência. A Deep Space Network é uma rede de transmissão ao vivo das comunicações da NASA com suas várias naves espaciais, sondas e rover espalhados pelo Sistema Solar e, quando sinais aparecem, eles são disponibilizados ao público com a informação de qual nave emitiu o tal sinal.

Ainda não ficou claro, então, do que se tratou esse sinal recebido e precocemente celebrado como sendo do Opportunity. A explicação da NASA ficou um tanto quanto vaga, mas ao menos sabemos que a agência espacial ainda não desistiu do jipe robótico de vez — sendo que ele foi originalmente concebido para funcionar por apenas alguns meses, mas ficou na ativa por 14 anos. Sendo assim, podemos usar (sem a parte da ironia) uma frase motivacional que virou modinha nas redes sociais e falar: "força, guerreiro"!

Fonte: BGR