Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA inaugura novo supercomputador que ajudará a levar Homem de volta à Lua

Por| 28 de Agosto de 2019 às 18h12

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA celebrou na semana passada a inauguração oficial de seu novo supercomputador, o Aitken. A máquina usa uma instalação de design modular que requer menos energia do que as tradicionais. Com o Aitken, pesquisadores poderão executar simulações complexas com maior velocidade e, em contrapartida, eles apoiarão as missões da NASA — em especial o programa Artemis, que levará a humanidade de volta à Lua em 2024.

Localizada no Vale do Silício, Califórnia, a nova instalação Modular Supercomputing Facility usa uma abordagem modular que expande o poder da Advanced Supercomputing (que fica no Centro de Pesquisa Ames). A modularidade não apenas economiza energia, mas também reduz a quantidade de água usada para resfriar as instalações tradicionais de supercomputação.

Quanto ao Aitken, o supercomputador tem 221 TB de armazenamento e será capaz de executar simulações em até 3,69 petaflops de desempenho teórico. Ele tem 1.150 nós, 46.080 núcleos e é alimentado por um sistema HPE SGI 8600, que é projetado para executar tarefas de alto desempenho a velocidades de petaflop. Ele também usa processadores Intel Xeon de segunda geração e Mellanox InfiniBand, para rede.

Continua após a publicidade

Para manter tudo isso sem superaquecer, e ainda economizar recursos, o módulo aproveita o próprio ambiente da Califórnia, usando o ar externo, uma tecnologia de ventilação e um sistema de circulação de água. Este é apenas o primeiro módulo, mas a instalação tem capacidade para expandir em até 16 outros, que podem ser rapidamente construídos e usados para computação ou para armazenamento de dados.

O novo supercomputador será usado por mais de 1.500 cientistas e engenheiros de todo o território estadunidense para diversos fins, mas a prioridade será executar modelos e simulações de entrada e aterrissagem na Lua para o programa Artemis.

Fonte: NASA