Publicidade

NASA espera realizar a primeira missão tripulada com a Starliner ainda este ano

Por| Editado por Rafael Rigues | 25 de Maio de 2022 às 10h10

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre NASA

A NASA espera realizar a primeira missão tripulada com a nave Starliner, da Boeing, entre junho e agosto deste ano. Mas tudo isto dependerá da análise dos resultados da espaçonave durante a missão de teste não-tripulada OFT-2, atualmente em curso na Estação Espacial Internacional (ISS).

A missão foi lançada no dia 19 de maio rumo à ISS para avaliar o desempenho da Starliner e classificar se ela está segura para transportar humanos até o laboratório orbital. A nave está programada para retornar à Terra nesta quarta-feira (25).

Continua após a publicidade

Em um resumo anterior ao lançamento, representantes da NASA se recusaram a informar uma data exata para o primeiro teste de voo tripulado com a Starliner, o Crew Flight Test (CFT). Também falta definir quais serão os astronautas escalados para esta missão. No ano passado, a NASA anunciou que os astronautas Nicole Mann e Josh Cassada, até então designados ao CFT, seriam transferidos para a próxima missão comercial com a SpaceX, a Crew-5, prevista para setembro.

Na ocasião, a agência espacial estadunidense disse que manteria os astronautas Butch Wilmore, Mike Fincke e Suni Williams escalados para os voos com a Starliner enquanto a missão OFT-2 passava por novos ajustes. Ainda assim, isto não garante que serão eles os primeiros a decolar à ISS com a nave da Boeing.

Inicialmente, o CFT incluía o ex-astronauta da NASA e atual funcionário da Boeing Chris Ferguson, mas em outubro de 2020 ele desistiu da missão, alegando obrigações familiares. Todavia, a primeira missão tripulada à ISS com a Starliner segue programada para durar de cinco a sete dias.

Continua após a publicidade

Além da certificação da Starliner, o cronograma das futuras missões com ela depende de um acordo ainda pendente com a agência espacial russa (Roscosmos). O acordo pode garantir que os cosmonautas russos voem nos veículos comerciais e, em troca, os astronautas da NASA decolem a bordo das naves russas Soyuz.

A NASA segue esperançosa de que este acordo seja finalizando antes de missão Crew-5 decolar, dando tempo de um cosmonauta russo ser incluído nela. Ainda assim, não há como saber se a Roscosmos permitirá que seus astronautas voem na Starliner.

Assim como a agência russa relutou em enviar seus cosmonautas com a Crew Dragon até que fossem realizados alguns voos tripulados, pode ser que ela faça o mesmo com a Starliner — assim que ela estiver certificada.

Fonte: SpaceNews