Publicidade

NASA e Boeing adiam novo teste de voo com a nave Starliner rumo à ISS

Por| 18 de Fevereiro de 2021 às 20h20

Link copiado!

Boeing
Boeing

O Orbital Flight Test (OFT) 2, segundo teste de voo não tripulado com a nave Starliner, da Boeing, estava programado para ocorrer em março deste ano, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Agora, o voo vai demorar mais um pouco: segundo informações da NASA e da Boeing, o teste agora será feito a partir do dia 2 de abril.

As equipes seguem trabalhando nos preparativos para o teste, com foco na segurança e qualidade da nave. A ideia é que este lançamento demonstre que o sistema está pronto para levar e trazer astronautas da ISS com o Commercial Crew Program, programa da NASA. O adiamento foi necessário depois que as equipes trabalharam na substituição de alguns componentes da cápsula, que foram danificados por falhas de energia causadas por erros nos equipamentos em solo.

Continua após a publicidade

Além disso, os testes de software da nave também estão na reta final. Isso porque, no final de dezembro de 2019, a Starliner fez seu primeiro voo com destino à ISS; contudo, não foi possível finalizar a viagem devido a uma falha que comprometeu o combustível, ocorrida junto de um erro de software. Agora, segundo a NASA, as equipes já finalizaram os trabalhos de quase 95% das recomendações que uma equipe independente identificou há um ano, com foco principal no software.

Steve Stich, gerente do programa comercial tripulado da NASA, elogiou o trabalho que vem sendo feito pelas equipes para a preparação para o voo, certificações e testes, e completou: “embora esse teste de voo não tripulado para a Estação Espacial Internacional seja uma etapa essencial para o caminho da primeira missão tripulada da Starliner, que deverá acontecer no fim do ano, vamos voar quando estivermos prontos”. Depois que os trabalhos de software forem terminados, a Boeing vai seguir com os preparativos para o voo. Isso vai ser feito com um ensaio completo da missão, feito com o hardware de voo e o software final de voo para garantir a integração entre a equipe e os sistemas combinados.

A Boeing moveu a nave recentemente para já deixá-la pronta para a realização do abastecimento de propelente. Contudo, as equipes da agência espacial e da empresa vêm enfrentando dificuldades causadas pelo duro inverno que atingiu Houston e afetou o fornecimento de energia elétrica: “apesar disso, a equipe continua focada na segurança e qualidade, visando um lançamento de sucesso que não será feito antes de 2 de abril”, apontava o comunicado da empresa.

Fonte: NASA, Boeing, SpaceNews