NASA divulga 19 mil horas de áudios registrados durante a missão Apollo 11

Por Ares Saturno | 28 de Agosto de 2018 às 21h30
Tudo sobre

NASA

Cerca de 19 mil horas de áudios registrados durante a misão Apollo 11 foram digitalizados pela NASA com apoio da Universidade do Texas e estão disponíveis no Internet Archive, site especiallizado em manter versões digitais de artigos culturais de interesse geral.

John Hansen, pesquisador de discurso da Universidade do Texas e responsável pelo projeto, disse à NBC News: "Uma das coisas que acontece é que cada uma das pessoas que trabalha para a NASA tem orgulho do que faz. Eles estavam sempre trabalhando em colaboração".

Os áudios divulgados trazem conversas entre Neil Armstrong e Buzz Aldrin, além de contar com as mensagens enviadas pelo controle da Apollo 11 em Houston. Mas elas não foram simples de digitalizar, segundo a equipe. Cada fita contava com cerca de 30 diferentes canais de áudio, de forma que foi necessário utilizar um gravador exclusivo para ler cada uma das faixas separadamente. Isso fez com que que cada uma das 170 fitas precisasse ser tocada 30 vezes, o que consumiu tempo mas rendeu um excelente trabalho de divulgação de um dos momentos mais icônicos para a ciência do século passado.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Fonte: Slashdot

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.