NASA confirma diferenças de temperatura em planeta com dia e noite eternos

Por  • Editado por Luciana Zaramela |

ESA

Novos dados do telescópio James Webb confirmaram que o exoplaneta WASP-39 b tem algumas diferenças em seus lados eternamente claro e escuro. A descoberta foi feita por pesquisadores liderados por Néstor Espinoza, que identificaram variações de temperatura nos lados do planeta e cobertura de nuvens que variavam de acordo com a iluminação.

O exoplaneta WASP-39 b é 1,3 vez maior que Júpiter e tem massa semelhante à de Saturno. Ele orbita sua estrela a 700 anos-luz da Terra e tem bloqueio de marés em relação a ela, ou seja, tem um lado sempre voltado para a estrela, enquanto o outro fica nas sombras.

Com o instrumento NIRSpec, do Webb, os astrônomos confirmaram que o lado noturno do planeta é 200 ºC mais quente que o diurno. Até então, análises do espectro do exoplaneta mostraram que ali existem dióxido de carbono, dióxido de enxofre, vapor d’água e sódio, mas não houve diferenciação entre as composições no lado diurno e noturno.

Agora, os novos dados mostraram que a temperatura chega a 800 ºC no lado noturno; já no no diurno, fica por volta de 600 ºC. "É realmente impressionante que consigamos analisar essa pequena diferença, e isso só é possível devido à sensibilidade do Webb nos comprimentos de onda do infravermelho próximo e aos seus sensores fotométricos extremamente estáveis", comentou Espinoza.

Os autores ainda vão analisar como a cobertura de nuvens no planeta afeta as temperaturas por lá. Mas, por enquanto, eles já confirmaram que a circulação de gás lá é a principal culpada pela diferença de temperatura. Resumidamente, o que acontece é que o lado iluminado recebe ventos de ar resfriado no lado noturno; o noturno, por sua vez, é atingido pelos ventos aquecidos no lado iluminado.

Fonte: NASA, Nature