NASA anuncia novas chances de asteroide 2024 YR se chocar com a Lua em 2032
Por Danielle Cassita |

As chances de o asteroide 2024 YR4 se chocar com a Lua em 2032 aumentaram. Segundo novas informações da NASA, a rocha espacial tem agora 4,3% de riscos de atingir nosso satélite natural — antes, a probabilidade era de 3,8%. A nova estimativa foi obtida por pesquisadores liderados por Andy Rivkin, da Universidade Johns Hopkins, que trabalharam com dados do telescópio espacial James Webb.
- NASA atualiza chances de asteroide 2024 YR4 se chocar com a Terra em 2032
- Como a ciência pode proteger a Terra contra asteroides potencialmente perigosos?
Em comunicado, a agência espacial reforçou que é comum que a probabilidade do impacto mude conforme novos dados são recebidos. Além disso, mesmo que a colisão ocorra, ela não vai causar nenhuma mudança na órbita do satélite natural da Terra.
O astrônomo indiano Pawan Kumar concorda. Segundo ele, a colisão “não é motivo de preocupação”, porque qualquer detrito ejetado ao espaço após o impacto “iria queimar na atmosfera da Terra — isso se algum deles conseguir chegar perto do planeta”.
Observado pela primeira vez em dezembro de 2024, o asteroide 2024 YR4 tem entre 50 e 67 m de diâmetro, tamanho comparável ao de um prédio de 10 andares. Este objeto logo chamou a atenção porque os dados obtidos inicialmente indicaram que tinha mais de 3% de chance de atingir nosso planeta em 2032.
O risco pode parecer baixo, mas é o maior já observado para um asteroide tão grande. A trajetória do asteroide sugeria que sua zona de impacto se estendia da América do Sul à África e sudeste asiático. Se o impacto acontecesse e o objeto caísse nos oceanos, não iria causar tsunamis; por outro lado, a explosão de ar em alguma cidade de alta densidade populacional poderia facilmente destruir janelas e danificar construções.
A boa notícia é que o risco do impacto caiu com a coleta de novos dados: em fevereiro, a NASA anunciou que as chances passaram a apenas 0,004%, ou seja, o impacto não iria acontecer e que o objeto iria passar em segurança por nosso planeta em 2032. No momento, o objeto está longe demais para ser visto da Terra, mas vai se aproximar novamente em 2028 e poderá ser observado outra vez.
“O 2024 YR4 é um asteroide feito sob medida para os esforços de defesa planetária”, disse Kumar. “Ele tem tudo o que é necessário para chamar nossa atenção.”
Leia também:
Chances de asteroide se chocar com a Terra em 2032 caem, diz NASA
O que a NASA faria se um asteroide fosse se chocar com a Terra?
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Fonte: NASA