Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA adia missão Artemis I mais uma vez; nova data não foi definida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Fevereiro de 2022 às 17h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O lançamento da missão Artemis I à Lua foi adiado novamente, podendo acontecer em algum momento entre abril e maio. A mudança no cronograma da primeira missão do programa Artemis foi anunciada nesta quarta-feira (2) em uma teleconferência conduzida pela NASA, que revelou também alterações relacionadas ao cronograma de testes do foguete Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion, que agora não devem ser levados à plataforma para testes antes de março.

Até então, a NASA vinha planejando levar o foguete ao seu local de lançamento, no Kennedy Space Center, em fevereiro. Tom Whitmeyer, administrador associado adjunto de desenvolvimento de sistemas de exploração na NASA, afirmou que agora isso deverá acontecer somente no meio de março, mas sem datas definidas. Conforme os testes e demais processos acontecerem, eles devem conseguir datas mais claras.

Continua após a publicidade

Ele e seus colegas explicaram que os oficiais da agência espacial querem permitir que as equipes envolvidas finalizem o trabalho com todo o cuidado, sem serem apressados ou pressionados. “Vamos lançar este hardware de voo quando ele estiver pronto e quando a equipe estiver pronta”, disse Mike Bolger, gerente do programa de sistemas de exploração em solo.

Embora as equipes envolvidas não tenham encontrado nenhum grande problema, a NASA pediu mais tempo para finalizar as tarefas no Vehicle Assembly Building, antes de levar o veículo à plataforma pela primeira vez. Por enquanto, não há uma data definida para o lançamento da missão, e os oficiais afirmaram que querem aguardar a conclusão do teste antes de se sentirem confiantes com alguma data publicamente anunciada. “Gostaríamos de esperar e voltar a conversar sobre depois que realizarmos este ensaio”, concluiu Whitmeyer.

A espera e a cautela implícitas são compreensíveis. Após levar o veículo à plataforma, o próximo passo para o lançamento será um teste em que ocorre uma simulação do lançamento — mas, claro, sem o foguete deixar o solo. Bolger explicou que, nos últimos meses, vários testes foram realizados com o SLS e a cápsula Orion, incluindo a instalação da nave no foguete, testes dos sistemas de comunicação da missão, entre outros.

Continua após a publicidade

Mire Sarafin, gerente de missão da Artemis I, explicou que, se a missão ficar para abril ou maio, uma janela de lançamento se abre do dia 8 de abril ao dia 23. Depois, outra se abre no dia 7 de maio, sendo encerrada no dia 21. Quando acontecer, a missão inaugural do programa Artemis lançará a cápsula Orion, sem tripulação em seu interior, com destino à órbita lunar, para depois retornar à Terra.

Fonte: NASA; Via: Space.com, ARStechnica