Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA adia lançamento do James Webb pela "milésima" vez; veja nova data

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Dezembro de 2021 às 10h18

Link copiado!

NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr
NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr
Tudo sobre NASA

O telescópio espacial James Webb sofreu mais um adiamento em sua data de lançamento devido às condições climáticas em Kourou, na Guiana Francesa, local onde será lançado. Até então, o observatório estava programado para ser lançado nesta sexta-feira (24), mas a NASA e seus parceiros anunciaram que a operação agora ficou para o sábado (25) — isto é, se o lançamento não precisar ser adiado mais uma vez.

Segundo Jérôme Rives, vice-presidente da Arianespace, a provedora do lançamento, a decisão do adiamento foi tomada em função dos ventos de alta altitude em Kourou. A empresa fará uma nova verificação da previsão do tempo nesta quarta-feira (22) para talvez confirmar que esta será, de fato, a nova data de lançamento.

Entretanto, se você reparar na previsão do tempo na região para os próximos dias no tuíte abaixo, verá que não é tão impossível assim que o Webb acabe lançado somente no ano que vem:

Continua após a publicidade

Por enquanto, o lançamento está programado para acontecer durante a manhã de sábado em uma janela que se abre às 09h20 (horário de Brasília) e vai até 09h52. Enquanto isso, a NASA confirmou que o foguete Ariane 5 e o telescópio estão estáveis, e seguem protegidos do mau tempo nas instalações do Final Assembly Building.

A equipe da Arianespace continuará monitorando o tempo e, se houver um novo adiamento, novas janelas devem ser abertas até o fim do ano — contanto que o tempo colabore, claro. Felizmente, valerá a pena aguardar a nova data: o telescópio James Webb começou a ser projetado em 1996 e tinha lançamento estimado para 2007; agora, mais de uma década depois, o observatório finalmente está próximo do momento de voar.

Contudo, para a equipe da missão, ainda haverá mais um período de preocupação pela frente. É que o lançamento é somente a primeira etapa de um processo longo e complexo: após ser lançado, o Webb ainda terá cerca de um mês para executar a implantação, um procedimento delicado que inclui mais de 300 passos que devem ser cumpridos perfeitamente para o telescópio poder iniciar suas operações.

Continua após a publicidade

Você poderá acompanhar o lançamento a partir das 8h (horário de Brasília) pela transmissão da NASA TV, no YouTube.

Fonte: NASA