Cientistas questionam ligação entre matéria escura e formação de estrelas
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •

Uma equipe de astrônomos parece ter descoberto o porquê de a densidade da matéria em diferentes galáxias parecer diminuir de forma homogênea, apesar da diversidade na estrutura delas. Segundo a equipe, o segredo está na matéria escura e nas estrelas.
A matéria escura forma mais de 80% da matéria do universo, e o mais interessante é que ela é invisível. Mesmo assim, os cientistas consideram que existe porque, sem ela, o comportamento das estrelas, planetas e galáxias seria inexplicável.
O maior mistério é que a densidade da matéria galáctica parece diminuir em uma taxa constante do centro para a borda externa dos seus discos — o que é estranho, já que o “corpo” das galáxias é feito de estrelas com diferentes idades e formatos.
“Esta homogeneidade sugere que a matéria escura e as estrelas devem, de alguma forma, compensar uma à outra para produzir estruturas de massa regular assim”, sugeriu Caro Derkenne, autora que liderou o novo estudo.
Só que se a matéria escura e as estrelas realmente tiverem alguma interação do tipo, os cientistas precisariam rever o que se sabe sobre a formação e evolução das galáxias.
No fim das contas, um dos resultados obtidos pela equipe mostrou que a similaridade de densidade pode não ser das galáxias, mas sim da forma como os astrônomos as mediram e modelaram.
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista The Planetary Science Journal.