Publicidade

Missão para estudar raios gama de supernovas na Via Láctea será lançada em 2025

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Outubro de 2021 às 09h05

Link copiado!

Greg Stewart/SLAC National Accelerator Lab
Greg Stewart/SLAC National Accelerator Lab
Tudo sobre NASA

A NASA selecionou uma das propostas enviadas ao Astrophysics Explorers Program, na categoria Small Explorer (SMEX), cujas missões de exploração espacial recebem até US$ 145 milhões, sem incluir os custos de lançamento. O escolhido foi o Compton Spectrometer and Imager (COSI), um telescópio que investigará os elementos químicos da Via Láctea através de raios gama.

Para descobrir a história dos elementos químicos de nossa galáxia, o COSI medirá os raios gama de elementos radioativos produzidos durante explosões estelares. Isso porque é através da morte das estrelas que a maior parte dos elementos da tabela periódica são produzidos e espalhados pelo universo.

Além disso, o COSI também fará medições para melhorar nossa compreensão de como as explosões cósmicas energéticas distantes produzem raios gama. Por fim, a missão também estudará a origem misteriosa dos pósitrons presentes em nossa galáxia. Também conhecidos como antielétrons, essas partículas subatômicas que têm a mesma massa de um elétron, mas uma carga positiva. 

Continua após a publicidade

O principal investigador do COSI é John Tomsick, da Universidade da Califórnia, Berkeley. Sua equipe passou décadas desenvolvendo uma tecnologia de observação dos raios gama cósmicos por meio de balões científicos. A NASA ainda escolherá a empresa que vai lançar o telescópio COSI em um veículo espacial em 2025.

Fonte: NASA